Nos próximos capítulos da novela “Alma Gêmea” reprisada no Vale a Pena Ver de Novo. Alexandra (Nívea Stelmann) convence Guto (Alexandre Barillari) a confessar crimes que podem prejudicar Cristina (Flávia Alessandra). A médium encontrará o criminoso muito abalado, e será essencial para ajudá-lo na decisão mais difícil de sua vida: “renunciar a vida de crimes”.
A princípio, Guto sequestrará Terê (Davi Lucas) e tentará matar Serena (Priscilla Fantin) com uma arma. No entanto, Hélio (Erick Marmo) conseguirá desarmar o vilão, dando uma chance para a mocinha fazer justiça. É nesse momento que a vida do comparsa de Cristina começa a mudar.
Ao contrário do que todos esperam, Serena dará uma aula de amor ao próximo a Guto, perdoando-o por matá-la na vida como Luna (Liliana Castro) e deixando-o livre para recomeçar a sua vida. A atitude nobre da mocinha abalará Guto de tal forma que ele não conseguirá lidar com o sentimento de remorso.
Perturbado, ele correrá para uma igreja a procura de respostas. Por outro lado, Alexandra ouvirá uma voz que a orientará a amparar o homem nesse momento decisivo. Ao ver a mulher que todos acreditam ser louca, Guto pedirá para ficar sozinho, mas ela o explicará que está ali para lhe dar um aviso.
Sem entender, o rapaz diz que gostaria de desabafar. Em seguida, ele conta que teve uma experiência inexplicável ao tentar matar uma moça que odiava e podia denunciá-lo, complicando ainda mais a sua vida.
Alexandra convence Guto a confessar crimes
Alexandra o interrompe dizendo que ele não matou, pois se tivesse a voz não teria mandado ela ir ali. “Ela me disse para vir por causa de alguma coisa boa”.
“Eu não consigo entender. A arma caiu da minha mão, de repente foi parar nas mãos dela. E ela invés de atirar em mim, me perdoou por tudo que eu queria fazer de mal. Por tudo que eu já tinha feito de mal a ela em outra vida.”
Na sequência, Guto fala que durante toda a sua vida aprendeu que o mundo é ruim e conta a cruel experiência de quando esteve preso. “Como dói quando a gente descobre que tudo podia ter sido diferente…”, dirá ele olhando fixamente para a imagem de uma santa.
“O perdão dela te pegou como uma luz. Não é?”, questionará Alexandra. Guto responde que antes vivia na escuridão: “Agora essa luz ilumina o mundo.” Alexandra afirma que Serena o mostrou como é amar o próximo.
Chorando, Guto cairá de joelhos diante do altar, enquanto Alexandra o observa: “Esse amor que recebi, esse perdão… como dói isso”, chorará o criminoso. Logo após, a esposa de Eduardo (Ângelo Antônio) comenta: “Acho que já sabe o que fazer!” Guto afirma que sim com a cabeça e pergunta como ela percebeu.
“Pelo seu rosto. Já parece não sofrer tanto. Eu já vou indo, só vim porque a voz me pediu para te ajudar”, despedirá Alexandra. “Me ajudou tanto, moça. Tanto. Eu já sei o que devo fazer. Eu só preciso acender aqui uma vela para a virgem. Para pedir perdão por tudo o que fiz.”
E assim ele o faz, após acender a vela, Guto vai até a delegacia para se entregar e revelar os crimes em que ajudou Cristina a cometer.