Em Nos Tempos do Imperador, Isabel e Gastão enfim se casam. Após o casamento com toda a pompa nos salões da Quinta, os noivos terão sua primeira noite de amor. O casal seguirá para a residência da família imperial em Petrópolis.
Ao chegarem na casa, o quarto já estará todo arrumado para a noite de núpcias, com velas e flores. Gastão entra carregando a amada no colo. “Foi desse jeito que você sonhou?”, questionará o rapaz. Isabel, no entanto, afirmará dizendo que a realidade está muito melhor e coloca a mão no peito dele. “Seu coração está aos pulos!”, comenta ela.
Gastão confessa ter medo de que ela se arrependa de tê-lo escolhido. Mas, a princesa acalmará o noivo. “Nunca! Quero ser sua esposa, para sempre. Eu nunca me senti tão feliz, Gastão”. O príncipe então, faz uma promessa. “No que depender de mim, sua felicidade está só começando, meu amor”. Assim, os dois se beijam intensamente e ali têm a primeira transa quente e romântica.
Isabel surpreende Gastão
Mais tarde, eles aparecem abraçadinhos e apaixonados, na cama. Gastão, meio sem jeito olha para a amada e pergunta como ela se sente. “Espero não ter sido muito… como direi?”. Mas Isabel afirma estar completamente feliz. “Estou me sentindo como uma mulher que se casou por amor com o homem dos seus sonhos! Pode haver sensação mais deliciosa?”. O príncipe, então, ri e fala que é muito bom ouvir isso de sua esposa.
Em seguida, Isabel o surpreende novamente. “Hoje tive certeza que seremos os melhores amantes e amigos. E espero que esse nosso amor nos dê muitos frutos! Quero ter mais filhos que a Rainha da Inglaterra!”.
Gastão acha graça e lembra que Vitória tem nove filhos. Isabel completa dizendo que pretende ter, no mínimo, dez. “Então é bom aproveitarmos enquanto essas dez crianças não estão correndo à nossa volta, para sermos só eu e você, minha Isabel!”, dirá ele, carinhoso, logo ele volta a beijar e amar a sua princesa.