Em Nos Tempos do Imperador, a Condessa de Barral e Dom Pedro mantiveram um relacionamento extraconjugal durante anos. No entanto, a felicidade do casal está por um fio. Luísa colocará um ponto final em seu romance, após ser acusada por Teresa. A Imperatriz jogará na cara da nobre todas as vezes em que ela atrapalhou seu casamento.
Tudo começa quando Pedro e Luísa estão discutindo sobre a escolha de Isabel por Gastão. O Imperador acusará a amante de ter manipulado sua filha, isso deixará a Condessa revoltada. “Está me acusando de ter manipulado Isabel?”, pergunta.
Pedro, então, afirma que não falou isso. “Disse sim, de uma forma polida. Mas, não tenho esse poder. Ninguém obriga ninguém a se apaixonar, você sabe disso”, responde Luísa.
“Augusto é de uma família melhor, e é bem mais simpático. Gastão não é tão desenvolto. Mas é um Orleans e você é amiga da família dele. Mas você o favoreceu na disputa algumas vezes. Reconheça que Isabel fez uma má escolha.”
Pedro fica surpreso com atitude da Condessa
“Não, ela fez a escolha certa, porque ela achou que Gastão seria melhor para ela”, retrucará ela.
“A condessa de Barral, a mulher que nunca dá o braço a torcer. Mesmo quando todas as evidências estão contra ela. Só quero que você admita. Você influenciou Isabel, sim. Manipulou, favoreceu, ajudou, chame como quiser”, debochará o Monarca.
Luísa em seguida, diz não vai admitir nada. “Para mim, isso não faz diferença alguma. Sei oque aconteceu, quer você assuma ou não”, retrucará Pedro. Estando farta Luísa enfim, coloca um ponto final em seu caso.
“Estou farta disso! Estou farta de tudo. De viver no Brasil longe do meu filho, de ser acusada de ardilosa, de viver um romance escondido, das alfinetadas de Thereza, da sua frequente indiferença. Eu não suporto mais. Para mim, chega. Nossa história acaba aqui”, afirmará a Condessa deixando Imperador sem chão.