Nos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador, Dumas revelará a Luísa que sabe de seu romance com Dom Pedro II. O general perceberá o desânimo da condessa para sair do Brasil e será direto ao questioná-la. “Sei que vocês têm um romance”, afirmará.
Dumas desconfia de que existe um motivo oculto para a má relação das duas, desde que Teresa Cristina expulsou a condessa de Barral da Quinta da Boa Vista. O homem suspeita que tudo tenha a ver com o pai de Isabel e Leopoldina.
Em cenas que estão previstas a irem ao ar no próximo dia (05), ele colocará Luísa contra a parede. “Não me parece muito feliz com a perspectiva de deixar o Brasil. E das princesas, que você tem como filhas, não vai sentir saudades? Do imperador?”, questionará o acompanhante de Gastão e Augusto.
A nobre, entretanto, se fingirá de desentendida, e afirmará que sentirá falta da família real, mas, logo receberá uma invertida. “Estou falando dele, do imperador. Como vai ser?”, indagará Dumas.
Contudo, a preceptora das princesas tentará negar qualquer envolvimento com o Imperador, mas se sentirá acolhida pelo amigo, que não a julgará em suas decisões e afirmará que acredita em seus sentimentos.
“Para mim, você não precisa dissimular. Não foi para condená-la, que toquei nesse assunto, mas porque me preocupo com você. A conheço o suficiente para saber que você jamais se colocaria numa posição desconfortável e arriscada se não fosse por um grande amor”.
Em seguida, Luísa admitirá sua paixão por Pedro: “Meu coração dói só de imaginar o dia em que estarei embarcando, sem a menor certeza se algum dia teremos a chance de nos ver novamente. Esse dia está cada vez mais próximo”, afirmará a condessa.