Em Nos Tempos do Imperador, Nélio (João Pedro Zappa) e Dolores (Daphne Bozaski) vão se beijar pela primeira vez. Após a morte de Eudoro (José Dumont), os dois vão juntos para a Bahia para visitar a fazenda da família.
Durante a viagem, ele vai se declarar para ela, no entanto sairá correndo em seguida. No dia seguinte, ele vai tentar ir embora, mas Dolores aparecerá e pedirá que ele fique. Tempos depois, ela vai se surpreender pela chegada de Nélio, enquanto descansa embaixo de uma árvore.
“Eu fiquei pensando. Não posso voltar atrás no que fiz. Me declarar para a senhora… Jamais pensei que teria coragem. Foi um ato de desespero, me perdoe.” comentará o rapaz envergonhado. ” Não há o que perdoar.“, dirá Dolores com um sorriso no rosto.
Dolores se declara a Nélio
“Dona Dolores, eu não posso mais… Não suporto mais ficar ao seu lado sem… A única coisa a fazer é parar de dar aulas para a senhora.“, dispara Nélio. “Não! De jeito nenhum. As suas aulas são a melhor coisa da minha vida. Consigo pensar, falar melhor. Até o Tonico (Alexandre Nero) acha que eu estou aprendendo a ser gente!“. Nélio dirá que ela é a melhor pessoa do mundo e que não pode mais encontrá-la. Mas, Dolores suplicará:
“Não faça isso! Se o senhor parar as aulas, volto a ser a mulher mais infeliz do mundo. Antes de o senhor aparecer, eu dormia ao lado de Tonico pedindo a Deus para não amanhecer, para não ter que enfrentar outro dia, para não me lembrar que era casada com ele! Mas agora eu só quero que a noite passe como um raio, que amanheça logo, para o senhor chegar. Com seu cheiro de lavanda, sua voz macia, seus modos gentis, o jeito que sorri assim, quando gosta de alguma coisa.“
Em seguida, os pombinhos se beijarão apaixonadamente.