Nos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador, Eudoro virá a falecer após contrair tuberculose. Pilar, no entanto, ficará profundamente abalada mesmo que seu relacionamento com o pai tenha sido difícil. Assim, a médica pedirá para que Luísa a acompanhe até o velório de seu pai. Mas, a jovem será expulsa por Tonico, já que a cerimônia fúnebre ocorrerá na residência do político.
Pilar e Luísa chegam ao local, mas serão barradas por Tonico logo na entrada. “O que a senhorita está fazendo aqui em minha casa? Sua presença ofende a memória do meu sogro. Que aliás, lhe deserdou depois do desgosto que você causou ao coitado. Pode dar meia-volta e ir embora”, ordenará o vilão.
Luísa tentará defender a médica ao enfrenta-lo. “Tenha um mínimo de decência. Se o senhor não respeita uma filha enlutada, respeite ao menos o que estão aqui”, dirá. “E a senhora é ainda menos bem-vinda. Ponham-se daqui para fora das duas. Fora”, disparará o crápula.
Dolores também tentará intervir a irmã, mas, acabará sendo humilhada. “Cala a boca, que estou em minha casa”, esbravejará o mau-caráter. Contudo, Pilar só encontrará uma outra forma de dar seu último adeus ao seu pai. Assim, a médica irá até ao cemitério e desabafará diante da sepultura de Eudoro.
“Queria tanto ter podido lhe dar o meu adeus! Na verdade, queria que tanta coisa tivesse sido diferente entre nós”, dirá ela, em prantos. Pilar também lamentará o fato de não ter tido uma boa convivência com o coronel.
“Agora é tarde demais para mudar o que foi e também para dizer que, apesar de todo o nosso desencontro nessa vida, sempre lhe amei! Vou me arrepender para sempre por não ter lhe dito isso em vida! Perdão!”, desabafará a jovem.