Nos últimos capítulos de Império, José Pedro sequestrará Cristina. Durante o resgate da moça o Comendador vai assassinar o personagem de Carmo Dalla Vecchia. Assim, o homem de preto invadirá o galpão onde a herdeira esta e será mais rápido do que seu inimigo.
Na cena José Alfredo e Josué irão armados atrás do filho rebelde, de Maurílio e Silviano, que o convocarão para ir até o cativeiro da loira. A esse ponto da novela o público já saberá que Fabrício Melgaço e José Pedro são a mesma pessoa. Portanto, ele é quem estava por trás das armações do amante de Maria Marta.
O comendador se surpreenderá com o bandido ao chegar no local. Maurílio aparecerá em torno do galpão assim que ele sair do carro. “Joga a arma no chão, zé-mané”, gritará o mau-caráter. O homem de preto obedecerá. Nesse instante, o bandido avisará a Pedro pelo rádio, sobre a chegada de Zé ao local. “Esse homem de preto já era”.
“Se chegou a minha hora, então seja breve”, pedirá o comendador. “Seu desejo é uma ordem seu merda”, disparará o farsante. Mas, nesse instante Josué que está escondido, arremessará uma lata em uma carroceira, para desviar a atenção de Maurílio.
“Não pensa que eu esqueci de você, Josué”, esbravejará o bandido, enquanto dispara contra o homem. Nesse momento o protagonista vai ser rápido. Ele pegará a própria arma no chão e irá apontá-la para Maurílio. “Mas você se esqueceu de mim, seu cabra”, avisará o comendador ao disparar um tiro certeiro no peito do rival. “Morre… quem é o merda agora diz pra mim…hãn”,dirá o Comendador enquanto vilão desfalece aos poucos.