Nos próximos capítulos de Nos Tempos Do Imperador, Pilar engatará um falso namoro com Diego. Isso, por causa de uma chantagem de Zayla. Mas o caráter do rapaz será posto em xeque por Samuel. Ele alertará Pilar sobre as reais intenções do atual namorado em ajudá-la a se desfazer da fazenda de Eudoro, mas vai quebrar a cara.
O coronel não vai cumprir a ameaça de deserdar a primogênita. Assim, ele impedirá que Tonico passe a mão em sua fortuna ao dividir os seus bens igualmente entre as filhas. O deputado, entretanto, só vai descansar depois de convencer Pilar a vender a sua parte nas terras para Matoso. A médica a principio, desconfiará da proposta mas, será convencida por Diego de que se trata de um bom negócio.
Posteriormente, ela embarcará para o Recôncavo Baiano para fechar um acordo. No local ela vai dar de cara com Samuel, que terá viajado a pedido de Pedro.
O engenheiro, portanto, estranhará quando a moça revelar que Diego a aconselhou a passar as plantações de algodão para frente. Então, o rapaz a alertará que o produto está em alta, já que a Guerra de Secessão (1861-1865) fez as exportações dos Estados Unidos caírem drasticamente.
Mas, Pilar estará convencida de que Samuel só está com dor de cotovelo por ter sido trocado. Isso irá fazer o rapaz perder a paciência e em seguida ambos acabarão discutindo mais uma vez.
Depois disso a primeira médica do Brasil voltará para casa com a pulga atrás da orelha. Com as palavras de Samuel ecoando na cabeça, ela então vai propor a Dolores que enfrentem Tonico mais uma vez para não se desfazerem da fazenda de Eudoro.