Em Nos Tempos do Imperador, Luísa ficará revoltada Dom Pedro II. O fato é que a Condessa ficará incomodada com o fato de o amante não ter agido contra a esposa depois que ela o expulsou do palácio. Assim a nobre será colocada para escanteio assim como ele fez com Tereza durante todos esses anos.
Portanto, Luísa decidirá discutir a relação, e se surpreenderá ao ouvir do monarca que ele ama a esposa. Em cenas previstas para irem ao ar nesta sexta dia (29), a preceptora das princesas retornará para a Quinta. Teresa vai voltar atrás depois de tê-la expulsado do local.
Pedro, no entanto, tentará se justificar por não ter intercedido por ela. O imperador explicará que deixou que a esposa a expulsasse por ter faltado com ela ao longo de todos estes anos. “Falhei com você, porque deixei Teresa expulsá-la, mas falhei muito mais com ela, porque durante esses anos não tive o cuidado que ela merecia. A atitude dela foi de desespero”, dirá o soberano, deixando a situação cada vez pior.
Pedro tenta abafar discussão
“Então você apoia o que ela fez comigo?”, reagirá a condessa, sem imaginar que Pedro se desculpou com a imperatriz por sua infidelidade. “Não, e esse é o problema: nunca estive ao lado de Teresa. Não fui capaz de demonstrar meu amor por ela do mesmo jeito que me dediquei a você”, explicará o imperador. Mas a declaração deixará a amante possessa.
Contudo, Luísa ficará fora de si, esbravejando e pedindo que ele pare de dizer que ama a esposa. O monarca apontará que fez a esposa sofrer ao longo destes anos, e a condessa rebaterá, questionando se ele acredita que os anos tenham sido fáceis para ela, apontando que fazia de tudo para não ter de encarar a esposa dele.
O imperador tentará amenizar a situação, alegando que a ama. Luísa ainda dirá que jamais desrespeitou o lugar de Teresa, mesmo que tenha praticamente vivido no mesmo teto que a esposa do monarca ao longo dos anos. Pedro ainda reafirmará que os seus sentimentos são os mesmos do início.
Mas a condessa logo irá afirmar que não gosta de ouvir o amante dizendo que ama a esposa. Ele, então, rebaterá, apontando que ela fez dele um homem. E que a mulher lhe deu quatro filhos e que a perda de dois deles os une, apontando que nestes momentos ele ama, sim, Teresa. Luísa ficará arrasada com a declaração, e cairá no choro, questionando se ao menos ele sofreu também pela perda do filho deles.