Em Mulheres de Areia, novela reprisada na Globo, após o Jornal Hoje, Wanderley (Paulo Betti) morre de forma misteriosa. Marcos (Guilherme Fontes) terá a infeliz sorte de encontrar o corpo sem vida do amante de Raquel (Glória Pires). Desesperado, o mocinho aciona a polícia, mesmo inocente ele acaba se tornando o principal suspeito do crime. Mas afinal quem matou Wanderley?
A princípio, o delegado Rodrigo (Stepan Nercessian) pede para Marcos ir até a delegacia para colher o seu depoimento. Tudo ocorre bem até que o revólver do mocinho é encontrado escondido nas pedras de Pontal. A partir daí as suspeitas da polícia recairão sobre o rapaz.
Preocupada com o amado, Raquel/Ruth decide se entregar a polícia como autora do crime, deixando todos em choque. Por outro lado, o delegado não se mostrará nada surpreso, já que uma testemunha garantiu ter visto Raquel no hotel no dia do crime. Acontece que a bandida esteve no local pouco antes da chegada de Marcos para pegar dinheiro.
Quem matou Wanderley?
No entanto, não demorará muito para que o empresário chegue a conclusão de que Ruth mentiu para livrá-lo da cadeia. Ele terá certeza quando começar a fazer uma série de questionamentos a amada. Inocente, ela cometerá o deslize de dizer que não usou luvas para pegar na arma. “Não havia impressões digitais no revólver”, garante o rapaz, acabando com a farsa de Ruth.
Colocada contra a parede, a professora revela toda a verdade. “Eu sei que se fosse ao contrário você faria a mesma coisa”, fala a mocinha. Logo após, Marcos começa uma batalha para conseguir que Ruth seja inocentada, mas a mocinha não escapará do julgamento. Na ocasião, ela não suporta tantas acusações e decidirá revelar sua verdadeira identidade.
Devido às circunstâncias, a juíza suspende a audiência por uma hora, porém tudo muda no retorno. Acontece que Galvão, advogado de Ruth, pedirá para que a juíza ouça novamente uma das testemunhas, pois descobriu um novo fato. Em seguida, Vilma (Denise Milfont) entra na sala e ao ser interrogada revela aos prantos que deu uma garrafada na cabeça de Wanderley. Ela contará que o cafajeste se recusou a se casar com ela e debochou de sua situação, fazendo-a perder o controle.
“Eu bati com a garrafa na cabeça dele. E ele ficou caído, eu amava o Wanderley, eu não matei!”, dirá a mulher alegando que não atirou no pilantra. Entretanto, estará comprovado que foi justamente a pancada que tirou a vida do homem. Ruth, então, será inocentada. Mais a frente, Raquel confessará a Isaura (Laura Cardoso) que atirou no amante ao encontrá-lo inconsciente na cama. “Ele tava lá apagado… Pena que não foi o meu tiro que matou o Wanderley”, dispara a víbora friamente.