Nos próximos capítulos da novela Chocolate com Pimenta, reprisada nas tardes da Globo. Graça (Nívea Stelmann) morre no parto, após entregar seu filho para Celina (Samara Felippo) e Guilherme (Rodrigo Faro). A malvada pagará caro pelas suas maldades definhando no final de sua gravidez. Além disso, ela pedirá perdão a irmã e revelará o motivo por trás de suas armações para prejudicá-la.
Graça conseguiu enganar Guilherme, para se casar, mas de nada adiantou, já que ela nunca foi correspondida. Na reta final da trama, o público verá Graça em uma delicada situação, durante o seu trabalho de parto. A gravidez complicada que a manteve de cama, fará a jovem tomar um difícil decisão – que acabará levando Graça a morrer no parto.
Com fortes contrações, Graça receberá uma parteira-rezadeira, conhecida por Margô, já que o médico não sabe mais o que fazer para ajudá-la. Logo após, receber a autorização de Guilherme, a veterana misteriosa começará o seu trabalho.
Graça será benzida pela parteira e algo sobrenatural acontecerá dentro do quarto. Livre de todo mal que havia em seu coração, a filha de Reginaldo (Antonio Grassi) se acalmará. “Que o seu corpo seja puro, para dar a vida que está dentro de você! E que essa vida traga tanto amor, tanto amor que te faça chorar“.
Graça pede perdão a Celina e Guilherme
Em seguida, a parteira pergunta se ela está pronta para colocar o filho no mundo e dispara: “Se for preciso escolher entre a tua vida, essa vida cheia de ódio e de amargura no seu coração… e a vida inocente do teu filho que vai nascer. O que a filha escolhe? O que escolhe seu coração de mãe?”
Sem pensar duas vezes Graça diz que escolhe a vida do seu filho, e a parteira comemora: “Os anjos ouvirão sua voz! Vamos fazer o seu filho nascer… “. Depois de dar à luz a criança, a mamãe de primeira viagem pedirá para conversar com Guilherme e Celina – certa de que não estará presente para criar o seu herdeiro.
Na ocasião, ela pedirá perdão ao casal por tudo de ruim que fez para separá-los. Nesse momento, a parteira dirá que não tem muito tempo, e Guilherme a perdoará de coração. Em seguida, Celina se preocupará ao perceber que a irmã ainda está sangrando e bastante pálida.
“É muita ideia, muita inveja no coração, as veias pulsando cada vez mais forte, estourando. Mas agora tudo passou, não é minha filha? Tudo acabou.”, explicará a senhora.
“Acabou sim. Acabou a mágoa, a dor, a inveja.” dirá Graça, revelando que a inveja que sentia foi o motivo de todas as maldades que cometeu na tentativa de ter a vida da irmã. Celina diz que já se esqueceu de tudo. Entretanto, a parteira os deixaram assustados ao pedir para eles deixarem Graça falar, pois não há muito tempo.
Graça morre no parto
Nesse instante, a amiga de Olga (Priscila Fantin) diz que escolheu a vida do filho e sente que chegou a sua hora. Quase sem forças, ela entrega o recém-nascido nos braços de Guilherme e faz um pedido ao casal: “Sejam felizes e, antes de partir, eu peço…”, iniciará a jovem quase sem forças. “Graça, não vai embora, minha irmã!”, suplicará Celina, aos prantos, vendo que a parente está desfalecendo.
“Por favor, me prometa: criem meu filho”, implora a arrependida. “Não vai acontece nada com você. Você vai ver seu filho crescer”, continuará a amiga de Ana Francisca (Mariana Ximenes), sem aceitar que perderá sua irmã mais velha.
No entanto, já ciente de que não escapará, Graça sentenciará antes de respirar pela última vez: “Meu filho… Aperte-o em seus braços para que ele não sinta meu corpo esfriar e sinta o calor do seu coração. Eu fico grata por você ter existido e ter compartilhado da minha vida. Eu fico grata por ser minha irmã e cuidar do meu filho. Esqueça tudo o que aconteceu. Lembre-se de mim com amor”, finalizará Graça perdendo os sentidos, enquanto lágrimas escorrem em seu rosto.