Nos próximos capítulos da novela “O Rei do Gado”, reprisada no Vale a Pena Ver de Novo. Rafaela (Glória Pires) escapa da prisão, após selar acordo, mas termina na pior. A golpista tentará acusar Luana (Patrícia Pilar) de ter atirado contra Geremias (Raul Cortez), mas acabará sendo desmascarada pelo veterano.
A princípio, Geremias se recuperará milagrosamente do tiro que levou em seu peito, e demostrará sua preferência por Luana. Enciumada, Rafaela tentará culpar a mocinha pela tragédia e chegará a afirmar que a viu enterrar uma bala no cafezal. Por outro lado, o italiano teimará em acusar Bruno (Antônio Fagundes), mas ficará provado no decorrer da trama que nenhum dos dois foi responsável pelo crime.
Além disso, a essa altura o produtor de café estará bastante desconfiado da falsa Marieta e viajará para a Itália em buscas de provas para desmascará-la. Enquanto isso, o delegado Valdir (Tadeu di Pietro) trancafiará Rafaela em uma cela especial em sua delegacia.
Rafaela escapa da prisão
Ele usará a desculpa de protegê-la por seu a única testemunha de dois crimes, quando, na verdade, está com medo de uma possível fuga. “Ela é esperta demais para ficar esperando que eu faça isso quando nós descobrirmos que ela é uma impostora, não é”. Diz a autoridade em uma conversa com Tavinho (Guilherme Fontes), suspeitando que a mentirosa também tenha matado o doutor Fausto.
Na prisão, Rafaela dá seu depoimento, é mantida por alguns dias, mas como o juiz não decreta a prisão preventiva volta para a fazenda de Geremias. Algum tempo depois, o próprio veterano descobre que a jovem não é uma Berdinazzi e sim uma aproveitadora assassina. Possesso, ele jura se vingar por ela tê-lo colocado contra Luana.
No entanto, a asquerosa terá um trunfo na manga para usar contra Geremias – ela sabe que o veterano matou Fausto. Chantageado, o rei do café faz um acordo com Rafaela entregando-lhe uma fazenda com alguns bois, em troca que ela suma da sua vida e o deixar em paz.
Entretanto, Judite saberá mais tarde que Rafaela está em uma situação lamentável. Sem saber cuidar da fazenda ela perderá toda a produção. Em situação deplorável, ela terá de vender as terras para ninguém menos do que o próprio Marcos (Fábio Assunção).
Em seu desfecho a golpista não pagará pelos seus crimes na cadeia, mas viverá verdadeiro inferno astral ao voltar a viver na miséria completamente sozinha. Otávio a abandona e vai para os Estados Unidos, enquanto Marcos decide ficar ao lado de Liliana (Mariana Lima), mãe do seu filho.