Nos próximos capítulos da novela “O Rei do Gado”, reprisada no Vale a Pena Ver de Novo. Donana (Bete Mendes) perde a cabeça ao descobrir que Zé do Araguaia (Stênio Garcia) a enganou e toma decisão drástica. A empregada de Bruno (Antônio Fagundes) terá a primeira conversa amistosa com o indiozinho e ficará intrigada com uma das respostas.
A princípio, a veterana ficará muito feliz com a chegada do pequeno, mas estranhará o seu jeito arredio, mesmo após receber os conselhos do marido. No entanto, a farsa de Zé está com os dias contados, pois logo, a criança que sempre está fugindo de Donana começará a se abrir.
Na ocasião, a cozinheira questionará sobre como e onde o marido e Bruno o resgataram. Inocente, Uerê se lembra das palavras do pai sobre não contar a verdade e acaba disparando uma ‘mentira deslavada’, afirmando que foi salvo da barriga de uma cobra.
Neste instante, Donana percebe que há algo de errado, e que pode não gostar do que está prestes a descobrir. Mais tarde o menino conta tudo o que falou para o pai, Zé fica apreensivo temendo que sua mentira chegue ao fim. Cara a cara, a mulher coloca zé contra parede e se choca com a verdade.
Donana perde a cabeça
Assustado, o veterano até tenta enganar a esposa, mas não consegue sustentar a farsa. “Tô esperando ocê falar!“, soltará Donana, irritada. Contudo, o capataz cria coragem e revela o seu maior segredo: “Tá certo. O menino é meu! Eu não quis te magoar”, confessará o infiel.
Em seguida, a cozinheira começa a chorar e lamenta, por nunca ter conseguido um filho biológico. “Você não fez um filho meu, e foi fazer com uma índia!“, desaba a senhora, deixando Zé de coração partido. Furiosa com a traição ela vai querer saber o porquê dele não tê-la abandonado para ficar com a outra.
“Eu não troco ocê por ninguém nessa vida! E você sabe disso!“, garantirá o homem tentando provar o seu amor. Então, Donana usará a declaração de Zé contra ele: “Nem pelo seu filho?“. O personagem de Stênio Garcia confirma, e Donana muito sentida exige que ele se livre do garoto.
“Então você leva ele de volta!”, decreta ela deixando-o pasmo. Na manhã seguinte Donana faz questão de mostrar que não agiu por impulso e está decidida. “Leva aquele moleque embora daqui! Se não, vou eu!”, ameaçará impiedosa.
Entretanto, Uerê se revolta ao ouvir toda a conversa escondido, junta suas coisas e sai correndo, indo embora da fazenda. Zé do Araguaia não terá tempo de ter uma conversa com o filho e acabará descobrindo tarde demais. Na sequência ambos irão ao resgate do indiozinho, após uma reviravolta Donana finalmente aceitará criá-lo como seu filho.