Nos próximos capítulos da novela “Mar do Sertão”, exibida às 18h na Globo. José (Sérgio Guizé) se decepciona ao descobrir porque Tertúlio (José de Abreu) não o assumiu. A verdade sobre a origem do ex-vaqueiro virá a tona em cenas exibidas no próximo dia 3 de janeiro. Após a revelação o coronel terá de se explicar para o pai de Manduca (Enzo Diniz).
A princípio, o protagonista descobrirá que Tertulinho (Renato Góes) tentou matá-lo ao se passar por seu primo Rivaldo Pereira. Furioso, ele irá atrás do vilão para tirar satisfação e o ameaçará de morte. Nesse instante Tertúlio, contará a verdade para impedir uma tragédia.
“Ele é teu irmão, Zé Paulino, ele é teu irmão… Teu irmão!!! Vocês dois levam o mesmo sangue… o meu sangue“, dirá o fazendeiro completando. “Dois irmãos não podem brigar a vida toda. Vai contra a lei de Deus. Não pode“. Ambos ficarão em choque, entretanto, a reação de Tertulinho será pior: “Isso não pode ser… Irmãos…“, lamentará ele.
Mais tarde, o playboy tentará atentar contra a vida do mocinho ao flagrá-lo em uma caverna ao lado de Candoca (Isadora Cruz). Mas na hora de disparar contra o irmão, ele errará o tiro de propósito e será levado de volta a fazenda. No local a mocinha dará um conselho a Tertúlio para ele fazer as pazes com os dois filhos.
José se decepciona com pai biológico
O veterano, então, decidirá ouvir a nora e conversar com os herdeiros, Tertulinho não facilitará as coisas e fingirá que está dormindo. Mais tarde, o marido de Deodora (Deborah Bloch) chegará a casa José, o rapaz estará nas terras que pertenciam a Daomé (Wilson Rabelo) passadas para seu nome.
Na ocasião, os dois conversarão dispostos a esclarecerem tudo. O noivo de Candoca diz que não entende o porquê do coronel nunca ter tentado se aproximar dele como pai. “O senhor me rejeitou!“, acusará o protagonista. Contra a parede Tertúlio, então, tentará colocar toda a culpa em Deodora, afirmando que a dondoca jamais aceitou.
No entanto, a justificativa não amenizará a decepção de José que acabará rejeitando o pai biológico. Mais a frente os dois chegarão a ter uma briga feia e o coronel desmaiará nos braços do mocinho. A partir daí, pai e filho começarão a se aproximar cada vez mais.