Nos próximos capítulos da novela “A Favorita”, exibida no Vale a Pena Ver de Novo. Gonçalo (Mauro Mendonça) culpa Cilene (Elisângela) por sofrimento de Donatela (Cláudia Raia) após sequestro de Mateus. Durante conversa reveladora, a cafetina revelará que Silveirinha (Ary Fontoura) foi responsável por sequestrar Halley (Cauã Reymond) ainda bebê.
A princípio, Donatela e Gonçalo chegarão na casa de Cilene com o objetivo de convencê-la a mudar o seu depoimento. “A sua ajuda é fundamental nesse caso Cilene… temos que começar essa ação contra Flora limpando o nome da Donatela”, falará o veterano que a esta altura da trama terá implorado o perdão da mocinha.
Em seguida, a mãe de criação de Halley afirmará que não é tão simples, mas se comprometerá a ajudá-los. Gonçalo, então, vai querer saber o que a cafetina dirá para justificar a sua mentira perante a justiça. “Vou dizer que a Flora me chantageou”, soltará a mulher.
Contudo, o veterano ficará curioso para saber o que a víbora usou de tão grave para força-la a mudar o depoimento. “É que eu me envolvi num crime no passado. Mas eu não tive culpa, eu juro para o senhor “. Logo após, ela revelará que Halley é neto do ricaço.
Verdade vem a tona
“Foi o Silveirinha, doutor Gonçalo! Foi o Silveirinha que sequestrou o filho da Donatela. Quando ele apareceu em casa com aquele menino, eu não sabia de nada”, afirmará Cilene, deixando o idoso em choque. “Ele disse que era um sobrinho dele que tinha acabado de ficar órfão”, completará ela. Donatela, que também estará no local, confirmará: “O Halley é o meu filho. O Halley é o Matheus”.
A mulher, então, explicará que se apegou ao bebê e o criou como seu filho. Desacreditado, o veterano vai querer saber o que motivou o ex-mordomo a fazer isso: “Ele ia pedir um resgate… Parece que ele se desentendeu com parceiro dele e ficou com medo de ir até o fim e de ser pego”, avisará ela.
Cilene também esclarecerá que só ficou sabendo de tudo a pouco tempo. “E você quer que eu acredite nisso, sua cafetina ordinária? É claro que você sabia de tudo, claro que você foi cúmplice do Silveirinha”, esbravejará o idoso. Donatela, por outro lado, sairá em defesa da amiga confirmando tudo: “A Cilene ta falando a verdade”.
Gonçalo culpa Cilene pelo sofrimento de Donatela
“Eu estou falando a verdade, doutor Gonçalo, eu juro”, gritará a cafetina. Em seguida, ela contará que Flora e Silveirinha contaram tudo para obrigá-la a mudar o seu depoimento para incriminar Donatela. “Eles ameaçaram me denunciar como cúmplice do sequestro, eu não me importava em ser presa, mas e se meu filho não acreditasse em mim, se ele não me perdoasse… eu fiquei com medo”, dirá Cilene aos prantos.
“Então você jogou sua melhor amiga na cova dos leões de medo do que seu filho ia pensar de você? Filho que nem era seu, filho dela que ela sofreu por ele a vida inteira. E você ao saber da verdade não só se calou, como ainda teve coragem de entregar a cabeça dela numa bandeja! É o cumulo da covardia, cúmulo da falta de caráter”, berrará Gonçalo possesso, enquanto Cilene se debulha em lágrimas.