Nos próximos capítulos da novela “Pantanal”, exibida às 21h na Globo. Zaquieu (Silvero Pereira) se sacrifica para salvar Alcides (Juliano Cazarré) das garras de Tenório (Murilo Benício). O ex-mordomo ficará enojado ao saber que o amigo foi violentado pelo grileiro e prometerá ajudá-lo a acabar com o vilão.
A princípio, Zaquieu conseguirá pegar uma zagaia na fazenda de Zé Leôncio (Marcos Palmeira). Acontece que Alcides se lembrará da conversa que teve com Trindade (Gabriel Sater) em uma possessão diabólica. Na ocasião ele revelou que não adiantaria usar arma de fogo contra Tenório, pois ele tem o corpo fechado.
Em seguida, os dois seguirão para à beira do rio e ficarão de tocaia até que Tenório apareça. Após uma longa espera, Zaquieu tentará convencer o amigo a voltar outro dia, mas Alcides se recusará a sair de lá até completar a sua vingança.
Zaquieu se sacrifica por amor a Alcides
No fim da tarde eles flagrarão o criminoso se preparando para ir pescar. Assim que o pai de Guta (Julia Dalavia) entrar no barco, Alcides pisará com força na embarcação, fazendo com que o crápula caia no rio. “Eu voltei para acabar com tua raça”, avisará o peão com sangue nos olhos.
Tenório, então, percebe que Alcides está armado com uma zagaia e sugere que os dois lutem com as mãos. Mas, o mau-caráter acabará sacando o seu revólver. Nesse instante que Zaquieu toma a frente e também saca o seu revólver, apontando para o grileiro e ameaçando disparar no seu primeiro movimento em falso. Tenório não se intimida, acaba atirando no peito do peão e ainda debocha da situação com comentários homofóbicos contra Zaquieu.
Possesso, Alcides dá um golpe de mestre e atinge o inimigo com a zagaia. Ferido, Tenório será arrastado até o rio por uma sucuri enquanto grita: “Não!… Não!”. Logo após, ele terá seu corpo devorado por piranhas. Zaquieu, no entanto, ainda conseguirá se recuperar do tiro.