Nos próximos capítulos da novela “A favorita”, reprisada nas tardes da Globo. Lara (Mariana Ximenes) impede que Irene (Glória Menezes) de entregue Donatela (Cláudia Raia) para a polícia após a veterana descobrir toda a farsa. Indignada com o comportamento da neta, a ricaça seguirá a moça até a casa de Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia). No local ela ficará em choque ao se deparar com um porta retrato de uma foto recente da foragida.
Lara, no entanto, tentará explicar a avó que a mãe de criação não morreu no incêndio e sim fugiu da cadeia. Desacreditada, a idosa começará a passar mal. Em seguida, Donatela chegará na casa e ficará de frente com Irene, a idosa olhará para a mulher como se estivesse vendo um fantasma.
“Não pode ser”, soltará a dondoca. Logo após, Donatela tentará explicar que Flora (Patrícia Pilar) armou para colocá-la na cadeia, mas Irene não dará ouvidos e a acusará de assassina. “Dona Irene, sou inocente. Não matei seu filho, não matei ninguém. Quem matou foi a Flora”, se defenderá a ex-detenta.
“Ah, claro. Flora é uma assassina e eu me deixei enganar. Afinal, sou uma tonta, estúpida, incapaz de enxergar um palmo à frente do meu nariz”, revidará a idosa.
Donatela joga verdades na cara de Irene
Donatela, portanto, não ficará calada e soltará tudo o que estava entaloado há muito tempo: “A senhora me desculpe, mas é isso mesmo que a senhora é. Deve ser insuportável para a senhora admitir a verdade, né, Dona Irene? A senhora sempre me julgou mal, sempre me tratou como uma oportunista. Deve ser terrível para a senhora perceber o quanto se enganou”.
Irene, então, deixará bem clara a sua antipatia pela rival de Flora: “Eu? Nunca me deixei enganar por você. Desde a primeira vez que botei os olhos em você, sabia quem você era”, disparará a idosa. “Desde a primeira vez que a senhora botou os olhos em mim que a senhora faz da minha vida um inferno. Pensa que eu não sei que a senhora ficava fazendo a cabeça do Marcelo contra mim?”, falará Donatela.
Em seguida, ela colocará a culpa do fracasso de seu casamento na ex-sogra: “Por isso que o nosso casamento entrou em crise, por isso que ele se aproximou da Flora. Foi a senhora quem trouxe a Flora para as nossas vidas. Quem aproximou o seu filho da assassina dele”, gritará a morena. Irene, por sua vez, ordenará que ela se cale, mas Donatela prosseguirá com as duras verdades.
“A senhora sempre foi uma tremenda de uma preconceituosa. Nunca foi com a minha cara porque eu não tinha vergonha de ser quem eu era. Sempre me crucificou, e eu amava tanto seu filho, tanto sua neta”, lamentará a sofredora.
Lara impede que Irene entregue Donatela
“E aí, o que a senhora fez? Trouxe a Flora de volta para nossas vidas. Botou debaixo do seu teto a assassina do seu filho e do seu marido, porque foi ela quem matou Gonçalo”, completará Donatela, deixando Irene revoltada. “O que você está dizendo? Meu Deus, e eu aqui dando ouvidos para esse monte de absurdos. Uma foragida da polícia, condenada pela Justiça. Vou chamar a polícia”, falará a senhora.
Sabendo que sua mãe corre sério risco de voltar para prisão, Lara não pensará duas vezes antes de tomar o celular da mão da avó. A veterana ficará abismada com a atitude da moça e gritará por Lara enquanto ela corre atrás de sua mãe de criação.