Nos próximos capítulos da novela “Pantanal”, exibida às 21h na Globo. Juma (Alanis Guillen) declara seu amor por Jove (Jesuíta Barbosa) durante uma aula do bonitão. O rapaz terá ido morar na tapera da mulher-onça após uma briga com o seu pai Zé Leôncio (Marcos Palmeira). Dessa forma, os dois começarão a ficar cada vez mais próximos, o que acabará despertando um sentimento puro.
A princípio, Jove se oferecerá para ensinar Juma a ler e escrever com o que pode. O filho de Madeline (Karina Teles) verá Juma com uma cartilha de alfabetização, que pertencia a seus irmãos que morreram antes mesmo dela nascer. “Você nunca aprendeu a ler e nem a escrever?”, questionará Jove curioso.
“De que jeito? Se o pai, que sabia, morreu”, responderá a moça. O protagonista, então, ficará comovido com a história da jovem: “E eu poderia te ensinar a ler e a escrever”, oferecerá ele, pedindo que em troca ela não o trate com raiva. “Se ocê me ensiná, eu num mostro mais os dentes”, aceitará ela na mesma hora.
O rapaz usará gravetos e o chão como caderno, a jovem também se mostrará uma aluna bastante dedicada se esforçando ao máximo. Aos pouquinhos a filha de Maria Marruá se familiarizará com as vogais, as sílabas… e por fim os significados das palavras.
Juma declara seu amor por Jove
Em certo dia, Jove estará ensinando mais sílabas para Juma, até que escreverá a palavra “amor” na areia desafiando a moça a ler. “Você consegue ler essa palavra?”, perguntará o aspirante a fotógrafo. Juma, no entanto, se esforçará para ler cada letra e ao final pedirá o significado.
“E o que qué dizê isso?”, questionará ela curiosa. “O que eu sinto por você, Juma: amor. E não venha me dizer que você não conhece essa palavra, porque você estaria mentindo”, explicará Jove com um sorriso. Em seguida, os dois irão conversar sobre isso, fazendo com que Juma se recorde do que sentia pela sua mãe.
Jove, portanto, refletirá sobre existirem outros tipos de amor, Juma ficará pensativa, mas logo sentenciará: “Eu acho que o ôtro amô é o que eu sinto por ocê.”, declarará a moça, da forma mais pura.