Na reta final da novela “Nos Tempos do Imperador”, Samuel (Michel Gomes) ficará cara a cara com Salustiano (Alexandre Zacchia). O ex-jagunço é o responsável por assassinar o coronel Ambrósio (Roberto Bonfim). Portanto, o engenheiro ficará perto de provar a sua inocência, após ser acusado injustamente pela morte de seu pai.
Tudo acontecerá no capítulo desta segunda-feira dia 31. Pilar (Gabriela Medvedovski) e Samuel decidiram fugir da Guerra do Paraguai (1864 – 1870). Na ocasião o engenheiro deixará um bilhete para Caxias (Jackson Antunes), explicando o motivo de sua fuga. O rapaz informará que está indo atrás de provas para provar sua inocência.
Logo após, o casal viajará para a Bahia a fim de investigarem o paradeiro de Salustiano. No entanto, ao chegarem lá, os dois ficarão sabendo que o homem virou um beato, conhecido por conceder muitas graças.
Em seguida, personagem de Michel Gomes ficará frente a frente com o assassino de seu pai. Porém, o religioso mentirá dizendo não conhecer Jorge. Samuel, então, ficará frustrado com a negativa do beato já que depende de sua confissão para provar sua inocência.
O reencontro, entretanto, fará com que Salustiano pense seriamente em falar toda a verdade com o objetivo de se livrar da culpa que ele carrega consigo durante todos esses anos.