Na reta final da novela “Nos Tempos do Imperador”, Dolores (Daphne Bozaski) voltará a ter sua filha em seus braços. A mocinha, conseguirá resgatar Mercedes das garras de Tonico (Alexandre Nero) deixando todo sofrimento para trás.
A princípio, Celestina (Bel Kutner) confessará que guardou os manuscritos de Nino (Rafaelle Casuccio) antes de entregá-los para o imperador. Os documentos provarão que Tonico foi aliado de Solano López (Roberto Birindelli) e planejou o sequestro de D.Pedro II (Selton Mello).
Dolores, então aproveitará do momento ruim do político para invadir a casa do vilão. Na ocasião, a jovem contará com a ajuda de Joana (Alice Morena) para entrar na residência ao lado de Nélio (João Pedro Zappa). O casal procurará por informações sobre o paradeiro de sua filha.
Por sorte eles conseguirão achar pistas que os levarão para o esconderijo do crápula. Enquanto isso, o deputado estará disposto a fazer qualquer coisa para não ser pego. Dessa forma, ele terá a ideia de sequestrar o filho de Luísa (Mariana Ximenes).
Para não ser preso Tonico, chegará a apontar uma arma para o imperador e ainda sequestrará Dominique (Guilherme Cabral) para conseguir fugir. Mas, o vilão acabará recebendo um tiro na mão e não terá outra alternativa a não ser libertar o filho da condessa.
Em seguida, ele fugirá para o local onde mantinha Mercedes em cárcere privado. No esconderijo, ele perceberá que a menina não está mais no local. Furioso, o crápula berrará de ódio.
Enquanto isso, Dolores estará aliviada por ter finalmente sua filha em seus braços e poder apresenta-la a família. Lota (Paula Cohen) ficará emocionada ao conhecer a neta, e prometerá ser a melhor avó para a pequena.