Em Nos Tempos do Imperador, Pilar (Gabriela Medvedovski) tomará uma decisão radical que mudará sua vida após a prisão de Samuel (Michel Gomes).
O rapaz terá sido preso após Tonico (Alexandre Nero) denuncia-lo para as autoridades. O vilão acredita que ele seja o assassino do pai dele.
Assim o engenheiro acabará sendo condenado à prisão perpétua para o desespero do casal. Contudo, Samuel acabará recebendo uma proposta de Caxias em troca de sua liberdade. Ele deverá prestar seus serviços como engenheiro na Guerra do Paraguai.
No começo o ex-cativo ficará em dúvida mas acabará aceitando o acordo. Pilar, por outro lado, ficará arrasada. Depois de algum tempo, a médica irá até a Quinta. Na ocasião, Pedro (Selton Mello) e Teresa (Letícia Sabatella) a apresentarão a uma enfermeira.
-“Dona Ana Néri está indo para a guerra como voluntária para trabalhar como enfermeira”. afirmará a Imperatriz.
-“E também estar junto ou tentar estar junto de meus filhos e meu sobrinho que estão lá.”. completará a profissional de saúde.
Nesse instante, Pilar perceberá que se trata de uma oportunidade para ficar ao lado de seu amado. -“Oxe! Como não pensei nisso antes? Pois vou com a senhora!”, reagirá a médica eufórica.