Nos próximos capítulos de “Nos Tempos do Imperador”, Tonico acabará virando chacota perante toda a corte. Acontece que Dolores finalmente criará coragem para fugir com Nélio, fazendo com que o deputado se torne o “rei dos cornos”.
A princípio, Dolores planejava se livrar do marido colocando-o atrás das grades. Ela chegou a pressionar o amado para entregar as provas de que o político é um traidor da pátria.
Com medo do pior o advogado não entregará as provas mas se arrependerá amargamente mais tarde. O fato é que as evidências desaparecerão misteriosamente e Tonico em seguida, voltará da Guerra do Paraguai.
Nélio, desconfiará de que Nino foi o responsável por roubar as provas ao fugir com Celestina para a Europa. O jornalista pretende escrever sobre o conflito contra Solano López e, em suas primeiras anotações, já deixou claro que não limpará a barra de Tonico.
A esse ponto da trama, Dolores estará desesperada. Portanto a mocinha chegará a dizer a Nélio que a única forma deles serem felizes seria fugir e deixar o Rio de Janeiro para trás. Dessa forma eles armarão uma fuga no meio da madrugada.
Durante a fuga Zayla bancará mais uma vez a carcereira seguindo a jovem, e acabará pegando o casal no flagra. Mas, a caçula de Eudoro mostrará que não é mais a mesma e está disposta a tudo para ser feliz.
Dolores, então, baterá de frente com a vilã que será obrigada a voltar para a casa de Tonico. O personagem de Alexandre Nero vai ficar uma fera quando descobrir que foi corno, principalmente pelo fato de ter sido com Nélio.
Posteriormente, ele colocará Pilar contra a parede para descobrir o paradeiro de sua mulher, mas, a médica não revelará o refúgio de sua irmã.