Em Cabocla, Felício (Sebastião Vasconcelos) revela autor da surra após ver Boanerges (Tony Ramos) ir para a prisão, acusado de um crime que não cometeu. Sem deixar que a culpa recaia sobre o compadre, que é inocente, o veterano choca a todos ao contar a verdade.
A princípio, Tobias (Malvino Salvador) chega à casa dos pais acompanhado de Mariquinha (Carolina Casting). A essa altura, Justino (Mauro Mendonça) já terá abençoado o relacionamento, depois de ser salvo pelo futuro genro. Na ocasião, o rapaz dirá que pegou o maldito que mandou surrar o pai.
Tobias conta que salvou a vida de Neco (Danton Mello) e de Justino ao atirar no Capitão Macário (Oscar Magrini). “Ele disse que foi o padrinho que pediu a ele para mandar bater no senhor.” Generosa (Vera Holtz) reage incrédula, e Tobias avisa que o delegado prendeu Boanerges.
Felício revela autor da surra
Nesse momento, Felício reage: “Não foi ele, Tobias, não foi ele.” Curioso, Tobias pergunta como o pai pode saber. Por outro lado, na fazenda, Emerenciana (Patrícia Pilar) e Belinha (Regiane Alves) entram em desespero ao descobrirem que Boanerges está preso.
Vigário e Neco tentam tranquilizar as duas, mas ambas insistem em ir até a delegacia para saber o que está acontecendo. Enquanto a discussão ocorre, Tobias chega com a família e pede licença à madrinha.
Em seguida, Felício explica que, quando o delegado começou a investigar a história, o capitão foi falar com ele. “Aquele maldito mandou o pai dizer para o delegado que ele tinha reconhecido o sujeito que o tinha surrado e que tinha sido gente do coronel Justino”, completará Tobias.
O veterano ainda conta que se recusou a acusar Justino. “Quando o pai disse que ia querer falar com o padrinho para tirar tudo a limpo, ele ameaçou o pai de morte”, esclarecerá Tobias.
“Eu reconheci os homens dele, comadre, reconheci, e confesso que até cheguei a pensar que o compadre estava metido nisso”, lamenta Felício. Emerenciana garante que o marido jamais faria tal atrocidade, e Neco afirma: “Ele armou a coisa bem armada… só se enroscou no final porque ficou com medo que o delegado descobrisse tudo.”
Apavorada pela ideia de o marido estar atrás das grades, Emerenciana diz que eles precisam falar com o delegado imediatamente. Entretanto, não será preciso, pois Boanerges chegará logo em seguida com boas notícias. “Aquele infeliz do Desidério já contou a verdade para o delegado e acabou! Passou, gente, passou […] Vamos esquecer esse assunto… acabou mesmo, porque o grande culpado disso tudo foi o capitão Macário”, finalizará o fazendeiro.