Nos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador, Luísa ficará de coração partido ao descobrir que o herdeiro não quer mais vê-la. Logo após o acontecimento, a Condessa acabará sendo diagnosticada com melancolia. O termo era usado para depressão no século 19, período onde se passa a novela.
Luísa ainda estará muito abalada por romper seu romance com Dom Pedro II. Para piorar a situação ela aguardará ansiosa pelo seu reencontro com seu filho Dominique que não vê a anos. Entretanto, ela receberá uma carta dias antes da viagem. O marido de Luísa estará comunicando de que seu primogênito não deseja mais a encontrar.
Assim, a Condessa ficará inconsolável e acabará fazendo greve de fome. Nas cenas previstas para irem ao ar no próximo dia (23) Justina, estará muito preocupada com o estado de saúde da patroa. Assim, ela decidirá chamar Pilar para ajuda-la.
“Mas você tem que se alimentar. Tem que se forçar a comer alguma coisa pelo menos”, dirá a primeira médica do Brasil. Contudo, a mulher explicará a médica que só tem forças para pensar em como reconquistar Dominique.
“Ele não quer me ver e tem motivos para isso”, declarará a nobre, referindo-se ao fato de ter preferido ocupar o cargo de preceptora das princesas. Em seguida, Pilar acabará encontrando um livro sobre melancolia, enquanto lê para a madre se dará conta do diagnóstico da Condessa de Barral.
“Está vendo? Acho que ela está desenvolvendo um quadro de melancolia. Tenho medo que isso possa levar a moléstias mais graves”, comentará a médica.
“Ela está muito frágil desde que Dominique viajou com o pai. Deve ser difícil ser rejeitada pelo próprio filho. Espero que não sofra nenhum outro baque emocional, não sei como isso poderia afetá-la agora”, temerá Pilar.