Em Nos Tempos do Imperador, Nélio decidirá se voltar contra Tonico, já que o rapaz está apaixonado por Dolores. O assessor descobrirá que o patrão sabia dos planos de Solano López de invadir o Brasil. Assim, ele usará isso para destruir o político.
O caçula de Lota, vive com medo de ser descoberto por Tonico, desde que se declarou para Dolores. Ele então, irá topar participar da armação de Pilar para acabar com a vida do vilão e ficar com o caminho livre para viver seu romance.
Nos próximos capítulos, Nélio terá uma oportunidade perfeita para vasculhar os pertences do Deputado. Acontece que Tonico irá para a guerra e deixará seu jornal aos cuidados do bacharel.
Portanto, o rapaz não perderá tempo, revirará o local e descobrirá que o deputado sempre soube da invasão que o ditador paraguaio planejava.
O amado de Dolores encontrará uma carta suspeita nos arquivos do jornal O Berro e irá lê-la. “Seguindo orientações, disseminei informações falsas sobre as ações de Solano López. Contudo, ainda não recebi o valor combinado. Aguardo resposta urgente. H.A.”. “Quem é H.A.?”, questionará o mocinho sem entender nada.
Ao se dar conta do tesouro que terá em mãos, Nélio contará tudo para Dolores: “Foi Tonico que mexeu os pauzinhos para ele ir servir na embaixada de Assunção. O que ele fazia era dar notícias falsas para as autoridades. Ninguém do Brasil soube que o Solano estava planejando invadir o Mato Grosso. Mas Tonico sabia”, revelará Nélio em Nos Tempos do Imperador.