Em “Alma Gêmea” reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, Rafael (Eduardo Moscovis) tenta acabar com Cristina (Flávia Alessandra) ao descobrir que ela atentou contra Serena (Priscila Fantin). Todas as peças começam a se encaixar e o botânico finalmente descobre que a megera também esteve envolvida na morte de Luna (Liliana Castro).
A princípio, Serena faz mais uma sessão de regressão com doutor Julian (Felipe Camargo) e tem a revelação de que Cristina sempre teve inveja da prima e faria tudo pelas joias. Na sequência ela ainda pedirá a ajuda de Aristides (André Gonçalves) que a ajudará a se conectar com a natureza, ajudando-a a tomar a decisão de contar tudo a Rafael.
“A Cristina sempre teve inveja da Luna. Agora eu me lembrei… ela queria as joias da Luna…”, denúncia a jovem ao amado explicando todos os fatos.
Chocado com a revelação, o botânico começa a conectar os pontos e percebe que Guto (Alexandre Barillari) agiu sob as ordens da vilã. A verdade começa a surgir diante dele, e ele compreende que a manipulação de Cristina vai muito além do que imaginava.
Rafael tenta acabar com Cristina
Em seguida, Rafael pede para Serena voltar para a casa, pois confrontará Cristina. “O que vai acontecer agora é muito grave. Eu sei que não tem provas, mas tem a sua memória. Tudo o que me disse, a inveja que ela sempre teve… Agora tudo faz sentido…”
Serena tenta insistir em ficar, mas Rafael, decidido, afirma que não quer vê-la mais magoada ou ferida. “Preciso resolver isso de uma vez por todas… Vá embora… Vou tirar a Cristina de dentro de casa”, diz ele, firme em sua decisão.
Mesmo contrariada, Serena acaba cedendo e sai. Rafael, por sua vez, vai direto ao quarto de Cristina, determinado a confrontá-la. Com raiva, ele revela tudo o que Serena havia lembrado e a acusa de ter tentado matá-la. Como era de se esperar, Cristina nega veementemente as acusações e se faz de vítima, fingindo indignação.
“Não são suspeitas, é uma certeza. Você se livrou da Luna e agora queria se livrar da Serena também. Saia dessa casa agora…”, dispara Rafael convicto. No entanto, Cristina não se rende e se recusa a deixar o lugar, o que provoca uma briga intensa entre os dois.
Nesse momento Rafael fica fora de si, esbofeteia Cristina e tenta enforcá-la. “Saia desta casa ou eu acabo com você”. Enquanto isso, Débora grita por socorro desesperada. “Socorro, ele vai matar minha filha… me ajudem”.
Assustados com os gritos, Eurico (Ernesto Piccolo) e Felipe (Sidney Sampaio) chegam no local para impedirem a tragédia. “Você é um monstro”, berrará o botânico, deixando claro que irá se vingar.