Na reprise de Tieta, Ascânio (Reginaldo Faria) dá surra em Arturzinho (Mirko Stephano) após descobrir uma das maiores baixarias que o fará perder a cabeça. O político honesto flagrará o vilão ameaçando expor o passado de Tieta (Betty Faria) e Leonora (Lídia Brondi), revelando que as duas trabalharam em um bordel em São Paulo. A revelação cai como uma bomba e deixa Ascânio completamente furioso.
Sem pensar duas vezes, ele decide tirar satisfação com Arturzinho. O confronto acontece na prefeitura e logo se transforma em uma briga acalorada. Ascânio exige que o rival desocupe imediatamente o cargo e ainda estabelece um prazo: “Você tem um dia para sair daqui”.
A resposta de Arturzinho, no entanto, vem em tom de deboche. Ele afirma que, com a partida de Tieta para São Paulo, pretende convencer Tonha a vender o Mangue Seco para que ele possa dar início à instalação da Brastânio.
Ascânio dá surra em Artuzinho
Revoltado com tanta arrogância, Ascânio avisa que está disposto a impedir esse plano custe o que custar: “Eu não vou deixar isso acontecer”. Arturzinho, irônico e provocador, tenta rebaixá-lo: “Não venha bancar o herói agora. Você sempre foi um passivo”.
Mas o jogo vira quando Ascânio agarra o vilão pelo colarinho e o encara com firmeza: “Se eu descobrir que você está chantageando Tieta e Leonora, vai se arrepender de ter voltado pra essa cidade”.
O clima esquenta de vez e, diante da insistência de Arturzinho, Ascânio perde o controle e lhe acerta um soco no rosto. “Eu faria isso e muito mais”, dispara, deixando claro que não vai tolerar ameaças contra as mulheres que ama.
O golpe surpreende o vilão, que jura vingança: “Eu vou te esmagar, Ascânio!”. Mas o mocinho se mantém firme: “Eu vou defender essa cidade de você, Arturzinho”.
A cena marca um divisor de águas na novela, mostrando a transformação de Ascânio e o início de uma verdadeira guerra contra os interesses escusos de Arturzinho.