Na reprise de “História de Amor”, uma revelação trará uma reviravolta: Joyce (Carla Marins) descobre que não é filha biológica de Helena (Regina Duarte). Marta (Bia Nunes) perde a paciência ao ver a afilhada colocar a amiga para fora do apartamento e revela toda a verdade.
Tudo começa quando Joyce e Marta começam a discutir no corredor do prédio. O clima fica tenso quando a garota fala mal de Xavier (Ricardo Petraglia) e leva uma bofetada da vizinha: “Não ofende meu marido, sua porcariazinha”. Nervosa, a jovem diz que não revidará a agressão, mas afirma com todas as letras que odeia Marta.
Em seguida, as duas trocam ofensas, e Marta diz a Joyce que ela não tem direito de trocar a fechadura da porta do apartamento para impedir a entrada de Helena. “Você está sendo ingrata e injusta… Você não sabe o que ela sofreu por sua causa!”, dispara a dona de casa.
Joyce descobre que não é filha
Imatura, Joyce retruca: “Toda mãe sofre”. Nesse momento, Marta dispara a verdade: “Ela não é a sua mãe!”. Desacreditada, a garota pergunta o que ela disse. Marta conta que jurou a Helena que nunca diria e repete: “Ela não é a sua mãe”.
Joyce pensa que Marta só disse isso para machucá-la, mas ela rebate: “Eu sei há muito tempo, Joyce, desde que você só tinha um mês de vida… E não há nada que possa mudar essa realidade, Joyce. A Helena não é a sua mãe”.
Desesperada, Joyce começa a gritar, pedindo para Marta calar a boca. “E se essa verdade não mudar você, é porque você não tem mesmo mais salvação”. Sem querer acreditar na verdade dolorosa, Joyce diz que Marta não vai destruí-la com suas mentiras cruéis.
“Ela é mais do que sua mãe porque ela te criou, te amou e te ama como se você tivesse nascido dela! Nisso está a grandeza da Helena! Eu sofro com cada agressão, cada palavra ou gesto que fere o coração de ouro que ela tem, mas ela não é sua mãe de verdade”.
Joyce acusa Marta de ter inveja dela, e a mulher revela: “Você é filha da irmã da Helena, Maria Lúcia. Ela teve um caso com seu pai, engravidou e foi posta para fora de casa. Mas morreu ao te dar à luz. Sua mãe veio com você para o Rio, procurou pelo seu pai, acabou ligando-se a ele e registraram você como filha”.
Logo após aceitar que Marta está falando a verdade, Joyce tem um surto de raiva. No entanto, ela repensa sobre seus erros e faz as pazes com a mãe. “Eu te amo ainda mais por tudo isso”, declarará a jovem a Helena.