Na reprise de Tieta, Ricardo (Cássio Gabus Mendes) enfrenta coronel Artur (Ary Fontoura) para salvar Imaculada (Luciana Braga). Após deixar a menina ficar na casa luz vermelha, o criminoso decidirá recapturar a jovenzinha. Com seus capangas ele a leva a força para sua fazenda.
Assim que souber o que aconteceu, Ricardo decidirá agir. “Eu vou tirar ela de lá”. Determinado a resgatá-la, o rapaz vai até a casa do coronel, mas se depara com a resistência de Filomena, que teme represálias.
“Você não pode fazer isso! O coronel pode se vingar!”, alerta Filomena.
“Não posso deixá-la aqui. Me ajude, Filomena!”, insiste Ricardo.
Convencida, a mulher decide ajudá-lo. Ao encontrar Imaculada, ele a segura pelos braços para tirá-la dali, mas o barulho desperta o coronel, que surge furioso.
Ricardo enfrenta o Coronel Artur
“Que barulhada é essa dentro da minha casa? Mas o que é isso? Tá querendo o quê? Roubar a minha rolinha, seu projeto de padre? Vou mandar te capar!”, brada Artur.
O coronel ri, desdenhando. “Não ia ter coragem, seu cabrito frouxo.”
“Então experimenta pra ver!”, desafia Ricardo.
Artur avisa que seus jagunços perseguirão os dois até os confins do mundo. “Passe da porta e vocês vão ver o que vai acontecer. Meus jagunços vão estar lá esperando por vocês. Vão até o fim do mundo atrás de vocês!”, ameaça.
Ricardo, no entanto, encara o coronel de frente: “Pois a gente vai muito mais longe do que isso, para o senhor não tocar em um fio de cabelo dela, coronel!”
Furioso, o veterano grita: “Você tá comprando um inimigo para o resto da vida, seu fedelho! Vai sentir na carne a marca de ódio de coronel Artur da Tapitanga!”
Sem temor, Ricardo rebate: “Pois eu compro essa briga, nem que seja para o resto da minha vida! Abre a porta, Filomena!”
Filomena, hesitante, obedece e abre a porta. Ricardo e Imaculada fogem, enquanto o coronel, tomado pela cólera, cai no chão. Do lado de fora, Ricardo encontra um cavalo e parte apressado com Imaculada em direção à casa de Tieta (Betty Faria), deixando para trás a fúria de um inimigo poderoso.