Na reprise de “Tieta”, Ascânio (Reginaldo Faria) surta ao descobrir que Leonora (Lídia Brondi) era garota de programa e a expulsa de sua vida. Cansada das ameaças de Helena (Françoise Forton) e do medo de ser desmascarada, a protegida de Tieta (Betty Faria) decide revelar a verdade ao amado.
A princípio, Leonora se afasta de Ascânio com medo das chantagens de Helena. Completamente apaixonado, ele vai atrás da jovem e implora que ela volte para ele. “Eu te amo, eu quero que você venha viver comigo.” Com medo de não resistir aos sentimentos, Leonora pede que ele vá embora e a deixe em paz.
Ascânio, por outro lado, insiste, pedindo uma explicação convincente para o término. “Pelo amor de Deus, tenta me entender”, pedirá ela. “Como é que eu vou te entender se você não me dá uma explicação?”, rebate o homem confuso.
Ascânio surta ao descobrir
Leonora afirma que tudo está acabado, mas não convence Ascânio. “Você é tudo para mim. Como você acha que eu tô me sentindo, hein? Me humilhando aqui diante de você, você acha que é fácil para mim? Eu joguei todo o meu amor-próprio no lixo, minha vergonha, meu orgulho para vir aqui outra vez falar com você. Porque, sem você junto de mim, minha vida não faz o menor sentido.”
Muito abalada, Leonora confessa que ainda o ama, mas se recusa a voltar, afirmando que não é digna dele. Entretanto, nas cenas seguintes, ela criará coragem para contar tudo a Ascânio antes que ele saiba por outra pessoa.
Diante do amado, ela diz que contará por que disse que não é digna dele. “Eu não menti o tempo todo por maldade, eu menti porque… porque eu te amava, porque eu queria mesmo que essas mentiras todas fossem verdades. Porque eu queria merecer você…”
Enquanto Ascânio a observa atento, ela diz que Leonora Cantarelli nunca existiu, que seu nome é Sheila. “Conhecida em São Paulo como uma mulher que vende prazer. Que ganha dinheiro em troca de amor.” Em choque, o personagem de Reginaldo Faria a encara de boca aberta.
Ascânio e Leonora reatam
“Quer dizer que você é uma garota de programa?”, perguntará ele, tentando se recompor. Leonora confirma que era, até chegar a Santana do Agreste. Em seguida, ela conta sobre sua triste história de vida, que a fez chegar à profissão.
Leonora diz que só sentiu afeto quando Tieta abriu as portas do seu bordel para ela aos 18 anos, pois seus pais a maltrataram durante toda a vida. Além disso, ela revelará que perdeu o irmão, passou fome e sofreu abuso aos 15 anos, mas seguiu em frente em busca dos sonhos.
Ao final de sua confissão, Leonora pede que Ascânio não conte nada a ninguém, pois seu segredo também envolve Tieta. “Bom, é isso, você agora sabe de tudo. O que você vai fazer?”, perguntará ela ao homem que tanto ama.
De forma fria, Ascânio a expulsa dali: “Desapareça daqui o mais depressa possível. E, se for possível também, esqueça meu nome, esqueça que eu existo. Porque, é claro, eu vou fazer isso com você também.”
Arrasada, Leonora concorda e sai correndo da casa. Para ter uma ideia, a jovem tentará tirar a vida entrando no mar, mas Osnar (José Mayer) a salvará. Já Ascânio terá um acesso de fúria, quebrando vários objetos em casa.
No entanto, após diversos desentendimentos e brigas, o casal consegue se reconciliar no final. Ascânio pede perdão por ter maltratado a amada e reata o romance.