A L T: "Pressentindo tragédia, Luís abandona Zuca para tratar doença e a deixa devastada"

Pressentindo tragédia, Luís abandona Zuca para tratar doença e a deixa devastada

Na reprise de “Cabocla”, Luís (Daniel de Oliveira) pressente tragédia após a piora da doença e despedaça o coração de Zuca (Vanessa Giácomo). Acreditando que irá morrer, o advogado decidirá romper o noivado e deixar a mocinha livre para ser feliz com outro.

A princípio, Tobias (Malvino Salvador) aparece acompanhado de Tomé (Eriberto Leão) em uma visita a Luís. O peão estará no local para agradecer o rapaz por livrá-lo da cadeia após uma confusão com um matador de aluguel. Na ocasião, Luís conta que desistiu do noivado e está de partida.

Tobias fica chocado com a decisão de Luís e aproveita para pedir perdão por todas as desavenças. “Eu queria que o senhor soubesse que não guardo rancor”. Acamado, Luís também pede desculpas pelo mal que causou e diz que não teria se aproximado de Zuca caso soubesse que a doença não tem cura.

Luís abandona Zuca

Em seguida, Luís conversa com Zuca e deixa claro que ele quer que ela o esqueça. Arrasada, Zuca sai do quarto, mas não desiste do amado. Mais tarde, Joaquim (Reginaldo Faria) e Doutor Edmundo (Othon Bastos) chegam preocupados com a situação do rapaz.

Logo após examiná-lo, o médico avisa que Luís terá que voltar para o Rio de Janeiro, onde possui mais recursos para tratá-lo. Com medo de nunca mais vê-lo, Zuca vai ao quarto de Luís para se despedir e acaba passando a noite com ele.

Na manhã seguinte, Luís parte bem cedo. Zuca, por outro lado, pega um cavalo e, de longe, observa seu amado ir embora sem saber se ele voltará. Arrasada, a jovem acabará adoecendo de saudade. Contudo, após algum tempo, Luís retorna totalmente recuperado e se casa com Zuca.

Baseada no romance de Ribeiro Couto, Cabocla foi adaptada pela terceira vez por Benedito Ruy Barbosa com colaboração de Edmara Barbosa e Edilene Barbosa. A trama contou com as atuações de: Vanessa Giácomo, Daniel de Oliveira, Tony Ramos, Patrícia Pilar, Regiane Alves, Danton Mello e Mauro Mendonça.