A L T: "Capitão Macário é desmascarado, Tobias faz justiça com as próprias mãos"

Capitão Macário é desmascarado, Tobias faz justiça com as próprias mãos

Na reprise de “Cabocla”, Capitão Macário (Oscar Magrini) é desmascarado por jagunço após plano genial do delegado. Preso injustamente, Boanerges (Tony Ramos) compra a ideia da autoridade e faz jagunço confessar que surrou Felício (Sebastião Vasconcelos) e atirou em Neco (Danton Mello).

A princípio, Macário chega armado na casa de Boanerges ameaçando acabar com Neco. A essa altura, o vilão terá descoberto que o novo prefeito da cidade estava trocando cartas com Belinha (Regiane Alves), enquanto ela ainda era noiva de seu filho.

Sendo motivo de chacota na cidade, o capitão aponta o revólver contra o mocinho, dizendo que irá acertar as contas com ele. No entanto, o vilão é surpreendido pela chegada de Tobias (Malvino Salvador), que dispara em Macário sem pensar duas vezes. Antes de desmaiar, o pilantra terá a cara de pau de acusar Boanerges: “Mandei surrar teu pai, por ordem do meu compadre, Boanerges”.

Capitão Macário é desmascarado

Tobias fica em choque com a revelação e Boanerges jura que o capitão o acusou para se vingar. Desesperado, o coronel pede que socorram Macário o mais rápido possível, pois ele não pode morrer antes de desfazer a injustiça. Em seguida, o delegado chega ao local para prender Boanerges, que o acompanha sem resistir.

Enquanto conversa com o delegado, o personagem de Tony Ramos aceita confirmar que Macário está morto diante de Desidério (Paulo Vespúcio), que está preso por assassinar Tomé. Acontece que a autoridade acredita que o jagunço saiba quem deu as ordens para armar a tocaia contra Neco.

Ao saber que Macário está morto, Desidério confessa que surrou Felício a mando de Macário, que também foi responsável pela tocaia de Neco. O jagunço contará que o irmão, que morreu no confronto, estava encarregado do serviço.

Além disso, ele explicará que a dor da perda do irmão o motivou a se embriagar e atirar em Tomé (Eriberto Leão). Logo após a confissão, ambos recebem a informação de que Macário realmente não resistiu ao tiro. Livre das acusações e com o mistério revelado, Boanerges volta para casa e enfim se acerta com Tobias.