Na reprise de “Cabocla”, Neco (Danton Mello) e Tobias (Malvino Salvador) caem em uma emboscada após uma discussão com Xexeu (Fernando Petelinkar). A essa altura, o filho de Justino (Mauro Mendonça) terá desistido da política, mas colecionado inimigos, como, por exemplo, o Capitão Macário (Oscar Magrini).
A princípio, os dois estarão cavalgando tranquilamente quando Tobias avisa a Neco que o deixará ali para passar em Pau d’Alho. Sabendo que o amigo está tramando contra Luís (Daniel Oliveira), Neco o impede de sair do seu lado e o convence a seguir com ele.
Em seguida, os dois seguem por um riacho sem perceberem que estão sendo vigiados por um homem armado. Mais a frente o jagunço dispara acertando Neco no braço. “É tocaia, Neco!”, grita Tobias. Valente Tobias responde ao ataque disparando de volta contra o agressor, no entanto, ele acaba atingido no peito.
Neco e Tobias caem em emboscada
O matador cai da árvore onde estava escondido e morre na hora, já Neco fica em choque ao ver Tobias cair do cavalo. Mesmo com muita dor, Neco retira Tobias da água e o coloca no cavalo. Pedindo forças a Deus, o jovem, que está perdendo muito sangue, consegue chegar a fazenda do pai: “Atiraram na gente Juvenal. Corre na cidade e chama o doutor Telles!”, ordenará o mocinho aos empregados.
Logo após, Justino e Mariquinha aparecem e se apavoram ao ver os dois feridos e com as roupas ensanguentadas. “Foi uma tocaia, meu pai. O Tobias me salvou”. Justino pega o carro e corre para buscar o médico. Assim que chega, Telles inicia o tratamento, extraindo as balas alojadas nos corpos dos dois.
Antes de sair, o doutor avisa que Neco não corre perigo, ao contrário de Tobias, que perdeu muito sangue e está em um estado delicado. Mariquinha cuida de Tomé enquanto ele delira de febre, chamando o nome de Zuca. Para se ter uma ideia, o médico chegará a pedir para Justino preparar a família de Tobias para o pior.
Entretanto, o peão surpreende a todos ao demonstrar uma grande melhora após receber a visita de Zuca. Por fim, ficará a dúvida sobre a identidade do mandante da tocaia.