Na reprise de “Cabocla”, Tobias (Malvino Salvador) descobre caso de Zuca (Vanessa Giácomo) com Luís (Daniel de Oliveira). Após uma conversa franca com Tina (Maria Flor), o rapaz descobre a identidade do novo amor da noiva e quase provoca uma tragédia.
A princípio, Zuca rompe o noivado com Tobias, abrindo espaço para que o peão suspeite de Luís. De coração partido, o filho de Felício (Sebastião Vasconcelos), ameça matar o homem que roubou a sua amada. Temendo que o pior aconteça, a mocinha decide reatar o noivado, mas a estratégia não dura por muito tempo.
Em uma noite tensa, Tina se vê obrigada a abrir os olhos de seu irmão, Tobias, sobre a relação dele com Zuca. Tina, com sinceridade, revela suas preocupações: “Eu não tenho nada contra ela, mas acho que ela não te ama mais.” Essas palavras pesadas lançam Tobias em um mar de desconfiança e incertezas, levando-o a questionar o verdadeiro sentimento de Zuca.
Tobias descobre caso de Zuca
Tina expõe a situação: “Vocês começaram a ficar com pé atrás quando ela disse que só se casaria com você se não perdessem o sítio.” A revelação deixa Tobias em um estado de choque, fazendo-o questionar se está sendo feito de bobo.
À medida que a conversa avança, Tina se torna ainda mais incisiva. “Eu acho que Zuca está fazendo com você o mesmo que a Rosa fez com Tomé”, diz ela, aludindo a traições passadas que marcaram suas vidas. A situação se torna insustentável quando Tobias percebe que a traição pode não ser apenas uma possibilidade, mas uma realidade.
“Você está me dizendo que ela está me enganando?” pergunta ele, angustiado. A resposta de Tina é direta e dolorosa: “Não sei se ela está te enganando, mas tenho certeza de que ela está gostando de outro.”
Conforme os ânimos se aquecem, Tina finalmente revela o nome do suposto rival: Dr. Luís, um amigo próximo de Tobias. A notícia cai como uma bomba, deixando Tobias em desespero. “É ele? É o Dr. Luís?”, questiona, enquanto a raiva e a dor o consomem.
Tobias confronta Luís
Tina tenta acalmá-lo, alertando-o sobre as consequências de suas ações. “Pense bem, Tobias. Pode ser que o Dr. Luís não tenha culpa. Mas, se você continuar assim, vai fazer uma bobagem.” Essas palavras não são suficientes para conter a fúria do irmão, que está prestes a tomar uma decisão fatal.
Na manhã seguinte, Tobias se dirige à fazenda de Boanerges, determinado a confrontar Dr. Luís. A tensão é palpável enquanto ele caminha em direção ao local com a arma em punho. Luís, por outro lado, aceita acompanhar Tobias pela fazenda e confessa seu amor por Zuca ao ser confrontado.
“Se você não tivesse aparecido por aqui doutor, a Zuca não teria deixado de me amar e isso nunca teria acontecido”, desabafa Tomé, revelando os planos que tinha com a amada. Luiz comenta: “Ninguém separa um amor verdadeiro, se a Zuca lhe amasse de verdade ela não teria deixado você.”
Luís se livra de morte terrível
Enquanto Tomé e Boanerges tentam encontrar os rapazes com medo de que uma tragédia aconteça, Tomé aponta uma arma para a cabeça do rival: “Eu tentei fugir, eu tentei ir embora, só não fiz isso por ciúmes, eu fiquei com ciúmes quando vi vocês dois juntos novamente, eu quero a Zuca Tobias tanto quanto você quer, e se você quiser me matar perde de uma vez esse gatilho e acabe com isso.”
Ouvi-se um disparo, mas para a sorte de Luís, Tobias conseguirá se controlar. Ao longe, Boanerges e Tomé avistam Tobias com a arma ajoelhado no chão, enquanto Luís está encostado em uma árvore. “Vá-se embora Doutor, vá-se embora que da próxima vez não vou aguentar eu vou atirar para valer”, ameaça o peão.
Ainda assim, Luís pede para que os dois conversem e se acertem. Furioso, Tobias vai embora e Tomé dispara: “O doutor pode agradecer porque acabou de nascer de novo.” Em um misto de raiva e medo, o jovem dispara: “Eu sei disso, eu sei”.