Em No Rancho Fundo, Timbó (Enrique Diaz) despista autoridade e descobre identidade de criminoso que atentou contra a vida de Cícero (Haroldo Guimarães). Esperto, o sertanejo confunde Floro Borromeu (Leandro Daniel), com pistas falsas enquanto vai atrás do verdadeiro culpado.
A partir das cenas que vão ao ar nesta segunda-feira, 28, Timbó iniciará uma investigação silenciosa para solucionar o crime. A princípio, ele e Tico (Alexandre Nero) se dirigem a Lapão da Beirada para espalhar a notícia da morte do primo. Na delegacia, a dupla levanta nomes de suspeitos falsos, evitando que os verdadeiros criminosos fiquem em alerta.
Logo após, Timbó e Tico vão ao suposto velório de primo Cícero para ficarem de olho em qualquer atitude suspeita. Durante essa vigilância, eles estranham a presença de Jordão Nicácio (Alejandro Claveaux) e decidem segui-lo. Eles ainda presenciam uma discussão do jagunço com Esperança (Andrea Bak) que os deixam intrigados.
Timbó despista autoridade
Contudo, eles esperam uma oportunidade para colocarem Jordão contra a parede, e conseguem uma confissão. Em seguida, Tico e Timbó dão a notícia a Zefa (Andrea Beltrão) que não fica surpresa. No entanto, a sertaneja achará importante que os mandantes do atentado sejam desmascarados o mais rápido possível.
Assim, os três prosseguem com a investigação e descobrem que o sequestro foi arquitetado por Blandina (Luisa Arraes) e Esperança com o objetivo de garantirem a posse da Gruta Azul. Até que Deodora (Debora Block) se aproveitou da situação para mandar matar Cícero a fim de impedir que ele revogasse a procuração que dá plenos poderes sobre a propriedade da mina a Ariosto (Eduardo Moscovis).
Escrita por Mário Teixeira, a trama conta com a colaboração de Marcos Lazarini, Angélica Lopes, Dino Cantelli e Renata Sofia. Livremente inspirada na peça A Capital Federal, de Artur Azevedo, No Rancho Fundo substituiu Elas por Elas no dia 15 de abril de 2024. A trama conta com as atuações de: Larissa Bocchino, Túlio Starling, José Loreto, Luisa Arraes, Andréa Beltrão, Alexandre Nero, Eduardo Moscovis, Débora Bloch.