Em “No Rancho Fundo”, exibida às 18h na Globo, Cícero (Haroldo Guimarães) sobrevive a sequestro armado por Blandina (Luisa Arraes) após devolver as terras aos Leonel. Sequestrado pela vilã, o matuto se torna alvo de Deodora (Débora Bloch) que tenta matá-lo. Contudo, Cícero consegue escapar, tornando-se a chave para derrotar os criminosos.
Inicialmente Esperança (Andréa Bak) e Jordão Nicácio (Alejandro Claveaux) seguem o plano de Blandina para forjar o sequestro de Cícero. Assim que descobrem o desaparecimento do primo, Zefa (Andrea Beltrão) e Tico (Alexandre Nero) deduzem que Ariosto (Eduardo Moscovis) sumiu com o parente.
Será nesse momento que Blandina perderá o controle da situação. Enquanto Ariosto e Padre Zezo (Nanego Lira) se unem na busca por Cícero, Deodora descobre que Jordão Nicácio está mancomunado ao atentado. Nisso, ela tenta convencer o jagunço a tirar a vida do pai das Rosalinas em troca de uma parte da gruta.
Cícero sobrevive a sequestro de Blandina
Em seguida, Deodora entrega a arma de Ariosto com as digitais de Tico para fazer parecer que o assassinato foi premeditado por vingança. Traindo a confiança da namorada, Jordão atira contra Primo Cícero. Logo após, ele vai até a casa de Deodora e avisa que o trabalho está feito. Porém, Cira (Suzy Lopes) ouvirá tudo, tornando-se uma testemunha mais a frente.
No entanto, o público se surpreenderá ao ver Primo Cícero chegando são e salvo à casa de Zefa. Na ocasião, o homem revelará a sertaneja que se salvou graças ao relicário da falecida esposa Militana. Simultaneamente, Jordão Nicácio entrará em desespero ao perceber que o corpo de Cícero desapareceu.
Na sequência, Timbó (Henrique Diaz) e Xaviera (Giovana Cordeiro) que estão na cidade para ajudar os Leonel, sugerem forjar a morte de Cícero. Tico e Cícero compram a ideia e junto a Timbó armam todo o teatro. A notícia da suposta morte de Cícero logo espalha pânico entre Deodora, Blandina, Jordão e Esperança.
Esperança remoerá a culpa pela morte do pai, já os outros participantes do crime temerão o surgimento de um rival com informações capazes de arruiná-los. Nesse momento, Cira se vê como a única testemunha do suposto assassinato. Já os Leonel aguardam o momento certo para agir enquanto manipulam os vilões que acabam se entregando com suas próprias mentiras e ações.