Na novela “Alma Gêmea” reprisada na Globo, Rafael (Eduardo Moscovis) reage do estado vegetativo emocionando Serena (Priscila Fantin). Diante do estado debilitado do amado, a mocinha enfrentará Débora (Ana Lúcia Torre) e Cristina (Flávia Alessandra) para salvá-lo.
A princípio, Serena sequestra Rafael e o leva para o sítio de Crispim (Orciollo Netto) e Mirna (Fernanda Souza). No local o botânico será monitorado pelo doutor Eduardo (Ângelo Antônio) e receberá os cuidados de José Aristides (André Gonçalves).
Graças aos conhecimentos de seu povo, o indígena conseguirá curar as feridas do protagonista, estabilizando seu estado. Para ter uma ideia, Aristides recorrerá a uma magia antiga em que Serena unirá a força da sua vida a de Rafael.
Rafael reage e sai do estado vegetativo
Contudo, a recuperação do ricaço surpreenderá Serena, que levará um susto ao ouvi-lo falar pela primeira vez após o acidente. Distraída, a jovem levará um chá para o amado: “Estou soprando porque está muito quente, mas não se preocupe, você só vai tomar quando estiver bem morninho”.
Nesse momento o doente começa a balbuciar: “Se… Serena”. Emocionada, Serena derruba a xícara: “Você falou Rafael, você falou meu amor… foi um sopro mais eu ouvi”, dirá a jovem enquanto ri e chora.
Em seguida, Rafael tenta falar novamente, mas ela o impede de se esforçar: “Fique tranquilo, a voz está voltando, e junto com ela, a sua alma. Não faça esforço, não sofra agora meu amor. Eu vou ficar aqui com você. Eu vou estar ao seu lado, meu amor.”
Insatisfeita, Cristina diz que voltará com a polícia, no entanto, ela perderá seu tempo, pois quando ela voltar Rafael estará totalmente recuperado. De pé, o botânico avisa que retomará o controle de sua vida e como sua primeira medida, expulsa Cristina e Débora de sua casa, ameaçando denunciá-las por suas atitudes criminosas.