Nos próximos capítulos da novela “Alma Gêmea” reprisada no Vale a Pena Ver de Novo. Adelaide (Walderez de Barros) faz justiça após Cristina (Flávia Alessandra) confessar que foi a mandante do roubo das joias de Luna (Liliana Castro). Tudo acontece após Agnes (Elisabeth Savala) e Ciro (Michel Bercovitch) contarem toda a verdade para a veterana.
No entanto, Adelaide não aceitará a acusação contra a neta, muito abalada ela decidirá perguntá-la pessoalmente. Lá ela se lembrará de todas às vezes em que Cristina falou das joias em momentos inapropriados.
“Sempre me desagradou você se referir a essas joias, mesmo após a morte da Luna. Eu confesso que cheguei a pensar… um pensamento tão horrível que eu o afastei. Mas agora olhando nos seus olhos eu não preciso perguntar nada.” Em sua defesa, Cristina diz que avó está deixando a imaginação falar mais alto.
Adelaide faz justiça
Entretanto, a senhora não se deixará levar pela lábia da neta: “Se você fosse inocente, você não ficaria aí parada, gélida, ganhando tempo para engendrar alguma desculpa, alguma trama… Você gritaria, até me botaria para fora… Mas não fica aí fria, calculando o que você tem a perder.”
Nesse instante Cristina fala que não há nada a perder e surpreende a avó ao dizer que ela não tem provas. Adelaide, por outro lado, começa a passar mal, se queixando de pontadas no peito. Cristina diz não se importar e culpa a avó pela morte da prima por escolhê-la.
“Se a senhora tivesse me dado as joias, eu teria ido embora e não teria mandado roubá-las… A culpa é sua! Sempre preferiu a Luna, a mim”, disparará a vilã. Horrorizada, Adelaide diz que não tem culpa de nada e que apenas cumpriu a tradição da família de dar as joias a primeira mulher que tivesse um filho a quem deixar.
Em seguida, a senhora diz que não se arrepende da escolha porque Luna merecia, ela ainda avisa que Cristina não é mais a sua neta assim como Débora (Ana Lúcia Torres) não e mais sua filha. Por fim, Adelaide volta para a casa e conta tudo o que aconteceu para Agnes.
Juntas, ambas lamentam a situação. Agnes se vê impedida de ir a polícia por não ter provas, mas Adelaide faz justiça ao colocar todos os seus bens no nome de Serena (Priscila Fantin). “São duas são ambiciosas, não merecem nada do que é meu. Eu vou passar tudo que eu tenho para Serena”, sentenciará a idosa.