Nos próximos capítulos da novela “Paraíso tropical”, reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, na Globo. Mercedes (Cristina Galvão) desmascara Taís (Alessandra Negrini) ao entregar uma carta a Daniel (Fábio Assunção). Após tirar a prova de que a enfermeira está falando a verdade, o mocinho decide agir para salvar Paula (Alessandra Negrini).
A princípio, Paula conta sua história para Mercedes e consegue provar que a irmã tentou matá-la para tomar o seu lugar. Diante da situação, a profissional de saúde coloca tudo em risco para ajudá-la. Mas após duas tentativas de fuga sem sucesso, a enfermeira precisará ir atrás de Daniel para pedir ajuda.
Para que o amado tenha certeza de que Mercedes está falando a verdade, Paula escreve um bilhete com detalhes que só os dois saberiam. Seguindo o plano da paciente, a enfermeira chega no escritório de Daniel e entrega o recado de Paula a Yvone (Ildi Silva).
Mercedes desmascara Taís para Daniel
Em seguida, o empresário recebe Mercedes em sua sala bastante alterado. “Que palhaçada é essa? O que significa esse bilhete? Por que a senhora mandou me entregar? Quem escreveu isso?”, questiona ele. “Foi a Paula, a sua mulher”, responde à mulher.
Desacreditado, Daniel garante que sua mulher acabou de sair da sua sala. No entanto, a enfermeira insiste que está ali para contar toda a verdade. Percebendo que o rapaz está alterado, ela pede calma e começa a explicar.
“Eu entendo a sua reação, a situação é muito grave, é delicada. Justamente para o senhor não pensar que eu sou louca que a Paula escreveu esse bilhete… “. Nesse instante, Daniel a interrompe repetindo que a esposa acabou de sair do local.
Contudo, Mercedes confirma que viu a mulher saindo do local e até se escondeu para não ser reconhecida. Na sequência ela conta que chegou a ir à casa do empresário para procurá-lo e deu de cara com Taís, que fingiu conhecê-la.
Daniel descobre que Taís está no lugar de Paula
Impaciente, o loiro diz que a mulher está delirando e faz vários questionamentos. “O senhor não entende? … Essa mulher que saiu daqui… não é a sua mulher, não é a Paula!… É a Taís”, garante a profissional de saúde com a voz alterada.
Daniel então explica que Taís morreu ou fugiu. “Não, ela tomou o lugar da irmã!… o bilhete, por favor, relê, talvez o senhor não tenha prestado atenção”. Mais calmo, o executivo percebe que a letra se parece com a da esposa e dos detalhes que só Paula poderia saber.
Logo após, Mercedes se apresenta: ela mostra sua carteira de identidade e diz que trabalha como enfermeira na clínica psiquiatra onde Paula está internada. Após ouvir como a amada foi parar no local, Daniel decide chamar a polícia, mas a mulher o impede dizendo que isso poderá colocar a vida da mocinha em risco.
Sendo assim, o protagonista deixa a enfermeira em sua sala enquanto vai até o seu apartamento. Lá ele encontra a suposta esposa e faz uma pergunta que apenas Paula saberia responder. Nervosa, Taís inventa uma resposta e acaba se entregando.
Com muito esforço, Daniel consegue controlar a sua ira contra Taís e retorna para o escritório. “É verdade. Tudo o que você me disse! Agora, eu sei… É a Taís de sempre falsa, mentirosa, armadora”, diz ele a Mercedes. Por fim, os dois bolam uma forma para o mocinho se encontrar com Paula.