Nos próximos capítulos da novela “Paraíso Tropical”, reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, na Globo. Taís (Alessandra Negrini) recebe punição grave após ser desmascarada diante do juiz. Tentando passar a imagem de boa moça, a vilã acaba se dando muito mal, ao ser desmentida pelo próprio Zé Luís (Vitor Novello).
A princípio, Clemente (Reginaldo Faria) receberá o apoio de Paula (Alessandra Negrini) e Daniel (Fábio Assunção). Prestativo, o executivo chegará a arranjar um ótimo advogado para cuidar do caso. “A gente vai ta com você nisso… Vamos ganhar, acredita em mim!”, garantirá o loiro.
Enquanto isso, Taís terá a descaramento de chantagear Zé Luís no meio da rua. A víbora fingirá arrependimento por todas às vezes que o tratou mal, pedirá desculpas e irá propor deixá-lo fazer o que quiser caso ele fique com ela. Desconfiado, o menino vai embora sem dizer nada e em seguida, conta tudo para Paula e Daniel.
Zé Luís desmascara Taís no tribunal
Chega o dia da audiência. Clemente abre o coração diante do juiz e afirma que o garoto é um sopro de vida na vida dele e de sua mulher. Taís, por outro lado, tenta convencer a autoridade de que Clemente não tem capacidade para cuidar de Zé Luís, lembrando do dia em que o garoto se perdeu após ir em um aniversário. Vale ressaltar que tudo não passou de mais uma armação da megera.
“Ele teve que pedir dinheiro emprestado para pegar ônibus! Foi parar num bairro errado… O menino que criei. A mãe dele morreu no parto, meu avô não entendia nada de bebê, tive que trocar fralda! Era eu e o Zé o tempo todo… ele é como um filho para mim”, mentirá a golpista.
Na sequência, as outras testemunhas destroem a versão de Taís. Herminia (Débora Duarte) conta que Isidoro (Othon Bastos) se revelou um excelente pai assim que o menino nasceu. “Vestiu, alimentou, tratou. Foi um verdadeiro pai e mãe…”. Ao ser questionada sobre Taís, a veterana dispara: “Essa nunca ajudou.”
No entanto, o depoimento de Zé Luís pesará na decisão da tutela. Diante do juiz, o menino fala sobre a falta do pai, e como se sente confortável na casa de Clemente.
Taís recebe punição grave
“E da Taís? Você sente falta?”, pergunta o magistrado. “Eu não. Ela nunca ligou para mim. Dizia que eu era insuportável, me assustava. Uma vez ela disse que ia me mandar para o colégio interno quando meu pai morresse. Só quando ela soube que ela deixou dinheiro para mim, que ela veio dar uma de boazinha.”
Questionado sobre o dia em que se perdeu, Zé Luís fala que foi bobeira dele pegar o ônibus errado e garante que foi acolhido por toda família. “Seu juiz, eu queria ficar lá no Clemente, ou então com a Paula, que gosta de mim. Mas com a Taís não, por favor. Eu não quero ir para o colégio interno.”, implorará ele.
Devido às circunstâncias, o juiz decide a favor de Clemente. “Eu julgo improcedente a ação. Mantendo-se a tutela do menor José Luís Grimaldi, para Clemente Vilela… Condeno a autora ao pagamento de custas processuais e honorários advocatícios, arbitrados em dez por cento do valor da causa…”. Taís é claro ficará arrasada. Já Clemente e Hermínia, comemorarão a vitória com os amigos.