Nos próximos capítulos da novela “Mulheres de Areia”, reprisada nas tardes da Globo, após o Jornal Hoje. Ruth (Glória Pires) descobre que Raquel (Glória Pires) dopou Marcos (Guilherme Fontes) para separá-los. A verdade vem a tona, quando Isaura (Laura Cardoso) decide contar detalhes da armação da malvada que acabou de morrer em um acidente de carro.
A princípio, Ruth se recusa a ouvir as explicações de Marcos e o deixa confuso com as acusações de traição. Em seguida, ela volta para Pontal decidida a seguir a vida bem longe do loiro. Isaura conversa com a mocinha, sente pena, mas não consegue contar o que sabe por medo de Raquel.
Entretanto, tudo muda após a morte da vilã. Completamente devastada, Isaura revela a última armação da filha favorita. “Ruth, tu não perdoa o Marcos, por que ele dormiu com a tua irmã? Fala, é por isso?”, questiona a senhora. “E se for mãe?”, diz Ruth incomodada.
Ruth descobre que Raquel dopou Marcos
“Marcos não traiu ninguém, nunca te traiu. Foi mentira da Raquel, ela contou tudo para mim, era tudo mentira… Ela deu um jeito dele tomar um calmante para ele dormir… Quando ele chegou em casa, não se aguentava nas pernas, caiu na cama e dormiu. Por isso ele não se lembra de nada… Raquel que armou tudo”, dispara a veterana.
Em choque, Ruth pergunta porque a mãe não contou tudo antes. “Por que ela proibiu”, diz Isaura. “Mas a senhora não podia ter obedecido, meu Deus… Será que a senhora não sentiu pena de mim?”, questiona a professora incrédula.
Isaura, então, se defende alegando que Raquel a ameaçava, dizendo que iria embora e nunca mais olharia na cara dela. Logo após, ela aconselha Ruth a voltar com Marcos, pois ele não tem culpa de nada. “Volta para o Marcos, volta. Ele te ama”.
Sabendo que Marcos está prestes a viajar, a jovem acredita que já é tarde demais. No entanto, Floriano (Sebastião Vasconcelos) chega e encoraja a filha a ir atrás da sua felicidade. “Corre atrás do Marcos, antes que seja tarde, filha!”. Confiante, a morena sorri e no dia seguinte vai para o Rio de Janeiro.
Apesar dos desencontros, Ruth chama a atenção de Marcos, que vai procurá-la em Pontal. ”Eu fui injusta com você, cê não merecia… Me perdoa”, fala Ruth arrependida do seu julgamento precipitado. Magoado, o rapaz diz que já havia dado provas do seu amor por ela.
Ruth, por outro lado, se justifica dizendo que qualquer um chegaria a mesma conclusão ao ver aquela cena. Quebrando o clima tenso, Marcos diz que não quer brigar: “A única coisa que eu quero é ficar com você, tirar você daqui agora, vem comigo”, diz o ricaço levando a amada para uma praia paradisíaca.