Nos próximos capítulos da novela “Mulheres de Areia”, reprisada nas tardes da Globo, depois do Jornal Hoje. Ruth (Glória Pires) é inocentada em julgamento pelo assassinato de Vanderlei (Paulo Betti). A mocinha se meteu em uma grande confusão ao se entregar a polícia para proteger Marcos (Guilherme Fontes). No entanto, a situação se complicará ainda mais quando a jovem revelar que não é Raquel.
A partir daí, Galvão (Wolf Maia) começará a traçar uma estratégia a fim de evitar que Ruth vá parar atrás das grades. A princípio, ele a fará explicar exatamente como tudo aconteceu. Enquanto isso, ele já terá um trunfo na manga, pois conseguiu uma nova informação sobre uma das testemunhas.
Ao retornar a defesa, o advogado faz um pedido formal a juíza. “Antes de dar início à minha defesa, eu gostaria de requerer de vossa excelência que fosse ouvida, novamente, uma testemunha.” O promotor de acusação vai contra o pedido do colega de trabalho, mas Galvão alega que a nova informação é importante.
Ruth é inocentada em julgamento
A juíza, então, pergunta se o advogado tem a certeza de que a nova informação irá influir no julgamento. Doutor Galvão respira fundo e afirma com convicção. Em seguida, Vilma entra na sala deixando os presentes alvoroçados. Galvão não perde tempo, é incisivo e ao pressioná-la consegue uma confissão: “Eu bati com a garrafa na cabeça dele. Ele ficou caído. Eu amava o Vanderlei!… “, dirá a mulher enquanto chora copiosamente.
Após esse depoimento, Vilma é retirada do tribunal. Doutor Galvão, então, assume a palavra perante os jurados e faz um discurso fortíssimo. Enquanto isso, Raquel, que antes estava presente no tribunal, acompanha tudo pelo rádio ansiosa. Após a pequena pausa, a juíza retorna com o veredito.
“Tendo em vista o veredito unânime que os senhores jurados, em resposta aos quesitos formulados, eu absolvo a ré da acusação de assassinato que lhe foi imputada”. Nesse instante, uma gritaria em comemoração toma conta do tribunal, Marcos e Ruth se beijão emocionados e aliviados. A mocinha ainda abraça todos que estavam torcendo por ela.
Raquel fica possessa com a vitória da irmã
Por outro lado, Virgílio (Raul Cortês) e César (Henri Pagnonncelli) ficam transtornados. Em uma conversa, o magnata deixa claro que a carreira do advogado acabou. “A Ruth desmoralizou você perante a opinião pública, arrasou você. Dificilmente, César, dificilmente vai chegar o dia que você volte a falar em honra.”
Mais tarde, todos se reúnem na casa de Floriano para comemorarem a liberdade da mocinha. Já Raquel ficará possessa o ouvir as notícias pelo rádio. Entretanto, a vilã, que finge estar se redimindo para manipular a mãe, tentará disfarçar sua infelicidade ao receber Isaura (Laura Cardoso) na cabana, porém ficará evidente em sua expressão.
Alguns capítulos depois, a megera confessará diante da irmã que queria vê-la atrás das grades. “Ainda ia ser pouco. Eu queria você e o Marcos apodrecendo na cadeia.”. A revelação deixará Ruth tão furiosa, que ela meterá a mão na cara da gêmea, que ficará sem reação.