Nos próximos capítulos da novela “Mulheres de Areia”, reprisada após o Jornal Hoje, na Globo. Floriano (Sebastião Vasconcelos) descobre que Raquel (Glória Pires) está viva e alega que Ruth (Glória Pires) caiu em uma armadilha da vilã. O veterano saberá que Isaura (Laura Cardoso) guardou o segredo e a acusará de traição.
A princípio, Floriano se preocupa com a saúde de Isaura, que está acamada com febre alta. Delirando, a veterana chama por Raquel: “Ela mentiu para mim… ela vai se vingar. A Raquel me enganou.” Todos pensam que tudo é consequência da febre alta. No entanto, o pescador cairá em si devido à insistência da esposa no assunto.
“Ela tá viva, ela prometeu que vinha aqui se despedir da gente e não veio… Ela tá viva”, gritará a senhora. Em seguida, a dona de casa ainda conta que pediu para contar a verdade, mas a vilã não deixava ameaçando ir embora. Vendo que Floriano não acredita, ela mostrará a chave da casa em que Raquel está morando.
Floriano descobre que Raquel está viva
“Tu lembra da tapera do Joviano, aquele pescador que morreu? Era lá que ela ficava.”. Nesse instante, Floriano percebe que Isaura fala a verdade, furioso ele exige que ela conte todos os detalhes de como a filha conseguiu se salvar.
Ao saber de toda história, o pescador fica possesso por estar sendo enganado por tanto tempo. “Eu aqui sem saber de nada, pensando que minha filha continuava morta… Tu é trouxa mesmo, mulher! Ela queria se vingar de todo mundo! E para se vingar ela tinha que continuar passando como morta…”.
Logo após, ele acusa a mulher de ter ajudado Raquel na sua vingança, permanecendo omissa a tudo. “Aquelas aparições para o Da Lua, tu sabia! Deixou o coitado mais abobado ainda. Tu vendo aquilo tudo e ficando de boca calada”.
Isaura tenta se defender alegando que não tinha forças para ir contra a filha. Floriano, por outro lado, ameaça a esposa dizendo que ela merecia uma surra de chicote para aprender a não trair ele e a Ruth. “O que tu fez Isaura… Foi a maior sujeira desse mundo”, grita o senhor esmurrando um dos móveis da casa.
Pescador alega que Raquel armou para incriminar Ruth
Em seguida, Floriano expulsa Isaura de casa, ordenando que ela arrume suas trouxas e vá morar com Raquel. Desolado, o pescador vai até a sala de sua casa e chora compulsivamente. Mais tarde, Floriano vai ver se a mulher já arrumou suas coisas e avisa que lhe dará dinheiro. Mas Isaura diz que não sabe onde Raquel está porque ela viajou para não atrapalhar a felicidade da irmã.
Contudo, Floriano recorda que Raquel nunca esteve interessada no bem de Ruth, já que chegou a roubar seu noivo. Em defesa da filha, a senhora afirma que Raquel se arrependeu do que fez e até queria se despedir deles, mas o homem não acredita: “Deve tá preparando a vingança… O Vasco, aquele que trabalha na portaria do hotel, jurou que viu a nossa filha entrando no hotel, hein. Ela atirou no Wanderley”, acusa o senhor.
Isaura, no entanto, alega que ele já estava morto quando a filha efetuou o disparo. “Mas ela não sabia, ela fez isso para jogar a culpa em cima da Ruth. Ela preparou tudo direitinho… Se não é a Vima que dá uma garrafada na cabeça dele, tu tá pensando que a Ruth estava livre hoje? Não senhora, ela estava era na cadeia pagando por um crime que ela não cometeu”, grita Floriano enfurecido.