Nos próximos capítulos da novela “Mulheres de Areia”, reprisada na Globo, após o Jornal Hoje. Arlete (Thaís Campos) descobre que Raquel (Glória Pires), na verdade, é Ruth (Glória Pires) e se arrepende de tê-la tratado mal. Tudo acontece durante o julgamento da mocinha que estará sendo acusada de matar Wanderley (Paulo Beti).
A princípio, Ruth não suporta tantas acusações, perde a paciência e começa a gritar diante de todos os presente no local: “Eu não sou a Raquel… O meu nome é Ruth Araujo, eu sou irmã da Raquel… Eu nunca pretendi tomar o lugar da minha irmã.”
Em seguida, a mocinha olha diretamente para César (Henri Pagnonncelli) – que estava fazendo duras acusações contra ela e dispara a verdade: “Eu sou a Ruth que você enganou, que foi vítima do seu péssimo caráter”. Todos ficam em choque, inclusive Arlete que adiou o casamento com o cretino.
Arlete descobre que Raquel é Ruth
Na sequência, a professora se levanta e vai em direção da juíza. “Meritíssima, eu juro por Deus, eu não matei ninguém. Eu não estive naquele hotel… Assumo a minha covardia, mas eu juro por eu não matei ninguém… Eu não tinha o menor motivo para matar aquele homem… “, se defende a morena aos prantos.
Ruth também alegará que não pensou nas consequências quando decidiu se passar pela irmã. “Eu só pensei no Marcos.” Devido às circunstâncias, a juíza suspende a audiência por uma hora e Ruth sai da sala. Enquanto isso, Arlete se mostra muito envergonhada e comenta: “Eu fui tão injusta com ela.”
Virgílio (Raul Cortês) diz que sempre soube e sugere que eles saiam para espairecer. Juju (Nicete Bruno) aparece no local e de forma inconveniente pergunta como todos estão se sentindo com a descoberta. Arlete, então comenta: “Ah, Juju, se arrependimento matasse… “. Mas a dondoca tenta consolar a moça afirmando que ela não poderia adivinhar.
De volta ao tribunal, o advogado de Ruth desvenda a verdadeira identidade do assassino de Wanderley. Dessa forma, a mocinha finalmente consegue provar sua inocência. Mais tarde na mansão, Ruth e Arlete aparecem abraçadas.
As duas se recordam dos passeios que faziam enquanto moravam juntas. “Você sempre foi minha amiga Ruth, e eu quero que continue sendo. Meu Deus, quando eu lembro das coisas horríveis que eu te falei”, comenta a mulher visivelmente abalada.
Contudo, Ruth pede para a amiga não se culpar, pois ela não podia adivinhar. “E também ficava difícil para eu te explicar o que estava acontecendo, né? Mas enfim acabou!”. Por fim, Arlete concorda com a mocinha e agradece por tudo acabar bem.