Nos próximos capítulos da novela “Mulheres de Areia”, reprisada após o Jornal Hoje. Ruth (Glória Pires) assume crime que não cometeu para livrar Marcos (Guilherme Fontes) da cadeia. Diante da juíza, a protagonista decidirá acabar com a farsa diante da juiz revelando que está ocupando o lugar de Raquel (Glória Pires).
A princípio, Marcos será apontado como principal suspeito do assassinato de Wanderley (Paulo Betti). Ciente de que o amado pode parar atrás das grades, a mocinha decidirá se responsabilizar pelo crime. Devido a isso Ruth terá de enfrentar um julgamento, e terá de responder uma série de questionamentos da juíza sobre seu relacionamento com Wanderley.
Ruth não responde se teve um caso com o pilantra, mas acaba soltando a bomba quando um promotor a acusa do crime e afirma que ela não agiu sozinha. “Eu não sou a Raquel! Meu nome é Ruth Araújo, eu sou a irmã da Raquel. E o Marcos não é nenhum fraco, ele sempre soube disso”, revelará a professora.
Ruth assume crime
Ruth ainda avisa que Marcos sabia que ela não queria tomar o lugar da irmã. Enquanto isso, Raquel estará disfarçada assistindo ao julgamento torcendo para que a gêmea leve a pior. Logo após, o promotor explicará que Ruth ainda continuará sendo assassina do crime.
César, por outro lado, não perderá a oportunidade de prejudicar a mocinha alegando que vai acusá-la de falsa identidade. Quando o Julgamento de Ruth entrar na reta final, Vilma surgirá para revelar que ela é a verdadeira assassina.
A amante de Wanderley confessará que perdeu a cabeça ao descobrir que o pilantra não se casaria com ela. A jovem também contará que atacou o homem acertando uma garrafa de vidro na nuca dele. O depoimento de Vima mudará tudo, devolvendo a liberdade a Ruth.
“Tendo em vista o veredito unânime a que chegaram os senhores jurados, em resposta aos quesitos formulados, eu absolvo a ré da acusação de assassinato que lhe foi imputada“. Nesse momento todos os presente que apoiavam a mocinha comemoram a sua absolvição.
No entanto, Raquel se encontrará com Ruth após o fim do julgamento, a vilã retornará disposta a tomar tudo o que é seu. Na ocasião, a malvada confessará que atirou em Wanderley ao encontrá-lo desmaiado, pois acreditava que ele estava bêbado, e só depois descobriu da pancada que Vilma havia dado.
Chocada, Ruth, então questiona: “Você me deixaria ir pra cadeia?” “Deixava, sim, pra você pagar o que você fez, ainda ia ser pouco. Eu queria você e o Marcos apodrecendo na cadeia.” Ouvindo as frias palavras da irmã, Ruth perde o controle e dá uma bofetada estalada no rosto da sua gêmea sem dó.