Nos próximos capítulos da novela “O Rei do Gado”, reprisada no Vale a Pena Ver de Novo. Delegado Valdir (Tadeu di Pietro) impede a fuga de Rafaela (Glória Pires), prendendo-a em uma cela provisoriamente. A essa altura a autoridade terá certeza de que a falsa Marieta tentou matar Geremias (Raul Cortez), mas ainda não terá provas para acusá-la.
A princípio, Geremias terá ido até Itália confirmar se Rafaela é ou não uma Berdinazzi. Nesse meio tempo Valdir descartará suspeitas sobre Bruno Mezenga (Antônio Fagundes), e descobrirá que a farsante está envolvida na morte do Dr. Fausto.
Logo após, Tavinho (Guilherme Fontes) irá até a delegacia para conversar com Valdir e ambos compartilharão de suas suspeitas contra a vilã. “Eu devia mesmo é colocar a sua mulher atrás das grades, sabe? … Pra ela contar toda a verdade. … Eu só não faço isso em consideração ao tio de vocês… e também ao fato dela ter… acabado de perder o filho dela.”
Em seguida, o delegado faz uma pergunta a Tavinho: “Otávio, você sabe que ela está mentindo, não sabe?”. Sério, o marido de Rafaela comenta: “Digamos que temos as mesmas desconfianças”, soltará o rapaz.
“Você também não acredita que ela tenha entregue aquela arma para o Marcos Mezenga matar o doutor Fausto, não é?”, continuará a autoridade. Sem pensar duas vezes, o rapaz confirma que não acredita.
Valdir vai à fazenda Berdinazzi
“A única certeza que eu tenho, que foi daquela arma que saiu o tiro que matou o doutor Fausto… Isso eu não tenho a menor dúvida”, seguirá Valdir pensativo. Portanto, ambos chegam a conclusão de que não foi um Mezenga que atirou em Geremias, e suspeitam do porquê de Rafaela ter inventado toda uma história acusando o Rei do gado.
“A Rafaela, essa sua mulher, ela é… fria… é calculista, Otávio”, comentará o homem da lei deixando Tavinho incomodado. “Será que ela é mesmo uma Berdinazzi, Otávio?”, insistirá Valdir. “Isso a gente só vai poder confirmar quando o tio voltar da Itália… Se é que ele conseguiu descobrir alguma coisa lá, né?”, responderá o rapaz.
No entanto, o delegado acabará mudando de ideia a respeito da prisão da golpista. “Ela é esperta demais para ficar esperando que eu faça isso quando nós descobrirmos que ela é uma impostora, não é”, dirá ele saindo da delegacia e indo para a fazenda Berdinazzi.
No local, Tavinho chama a sua esposa e avisa que o delegado quer conversar com ela. Com desdém Rafaela pergunta o que ele quer com ela dessa vez. “Desculpe, Dona Rafaela… mas eu gostaria que a senhora pegasse algumas coisas de que possa precisar… para me acompanhar…” Com medo a mentirosa pergunta para onde, e ele diz que irá prendê-la.
Valdir impede fuga de Rafaela
A jovem, então, arregala os olhos e questiona: “Eu não estou entendendo, o senhor está me prendendo?”, Sério, o homem diz que será apenas até Geremias voltar para o Brasil. Apreensiva ela insiste em saber o porquê. “Para a senhora confirmar as declarações que a senhora me deu lá”, dirá ele.
Irritada, Rafaela afirma que pode confirmar as declarações na fazenda, sem mudar uma palavra se quer. “Mas eu quero tomar tudo a termo, dona Rafaela. Deixar tudo registrado… A senhora é a única testemunha que eu tenho de dois crimes que aconteceram aqui. A minha obrigação é proteger a senhora”.
Sem alternativa, a criminosa, então, arrumará as suas malas e acompanhará a autoridade até a delegacia. Judite (Walderez de Barros), por sua vez, ficará chocada com o que está acontecendo e pedirá explicações para Otávio. “Delegado Valdir sabe muito bem o que está fazendo, Judite… Ele tá achando que ela não deu arma para ninguém… e que foi ela mesma que matou o doutor Fausto.”
A veterana reage espantada, e Tavinho a repreende afirmando que todos já estavam desconfiavam disso. Chateada, a boa senhora, então confessa que não queria acreditar. Sensato, o rapaz comenta: “Mas ele está acreditando nisso agora… Tá acreditando também que ela pode ter tentado matar o tio Geremias…”
Valdir impede fuga de Rafaela colocando-a em uma cela
Enquanto isso, a moça chega na cela e fica chocada com a cela especial que o delegado mandou preparar para ela. “Aqui na geladeira a senhora terá refrigerando à vontade e algumas coisinhas para a senhora beliscar”, dirá o homem. Para finalizar, o delegado dirá que não vai deixar a porta da cela de Rafaela trancada. “Se a senhora precisar de alguma coisa, a senhora me chame”, dirá ele.
Ficando ali sozinha, Rafaela segura nas grades e solta um pesado suspiro. Conversando com si mesma, ela então sussurra: “Na verdade, ele sabe que eu sou uma Berdinazzi… É por isso que ele tá me
tratando assim, com tanto luxo…”
Por outro lado, Valdir também pensará em voz alta, preocupado ele diz: “Essa Rafaela é fria… Calculista… Ela enfrenta tudo como se não tivesse acontecendo nada… Não desmente uma palavra do que ela declarou aqui…”