Nos próximos capítulos da novela “Mar do Sertão”, exibida às 18h na Globo. Tertúlio (José de Abreu) recupera o seu poder na fazenda, volta a administrar seus negócios e se vinga da crueldade de Deodora (Deborah Bloch). O idoso cansará de fingir que está dormindo e se revelará para a megera, deixando-a sem reação.
A princípio, o coronel foi estava sendo dopado por Deodora para que ela tivesse o controle de tudo. No entanto, Tertúlio foi salvo por Ismênia (Ana Miranda), que descobriu o plano cruel de Deodora e resolveu agir trocando o medicamento por azeite.
Assim que o fazendeiro despertou, Ismênia tratou de alertá-lo sobre o que estava acontecendo. Chocado, o veterano decide entrar no jogo da megera fingindo estar dormindo. Essa, portanto, será a oportunidade perfeita para ele descobrir os podres cobra peçonhenta.
Contudo, o pai de Tertulinho (Renato Góes) resolverá se revelar ao perceber que a mulher passou de todos os limites. A essa altura da trama, Deodora terá se jogado nos braços de Pajeú (Caio Blat) e Tertulinho descobrirá tudo. Indignado, o rapaz proibirá a aproximação dos dois para proteger a honra do pai.
Tertúlio recupera poder e castiga Deodora
Entretanto, Tertúlio se comoverá com a angústia do filho e decidirá despertar na frente de Deodora. Na ocasião a víbora ficará sem fala, pois não entenderá o que está acontecendo. Em seguida, o fazendeiro confrontará a esposa jogando tudo que descobriu na cara da vilã.
Desesperada, a maldosa fingirá que está feliz pela recuperação do marido, o que provocará a ira do coronel que a trancará dentro do quarto. Deodora berra pedindo para que o marido a tire dali e se justifica dizendo que fez tudo para proteger a família.
Tertulinho chega ao local e se assusta com a gritaria, ele fica chocado ao saber até onde sua mãe foi capaz de chegar para prejudicar o pai. Mesmo assim, o mimado não concordará com a decisão do pai e pedirá para que ele a solte imediatamente. Mas isso só será o começo da tortura do coronel que passará a vigiar cada passo da vilã.