A teoria que ganhou força em Mar do Sertão pode vir a tona em breve. Será mesmo que José (Sergio Guizé) e Tertulinho (Renato Góes) são irmãos? Ambos são filhos do Coronel Tertúlio (José de Abreu)? Desde o início, a trama vem mostrando fortes sinais de que o marido de Deodora (Débora Bloch) tem um grande afeto pelo mocinho.
Nos próximos capítulos da novela o coronel irá proteger José de mais uma das armações do filho. Tertulinho perderá a cabeça ao saber que Candoca (Isadora Cruz) está namorando com o rival, assim, ele contratará um jagunço para dar cabo da vida de José Mendes.
Ao tomar conhecimento da situação, Tertúlio fará de tudo para convencer o jagunço a desfazer o negócio com seu filho. Mas o matador de aluguel estará pronto para fazer o serviço, recusando a atender o pedido do coronel. Sem alternativa, o veterano, então, tentará tirar José da cidade, o mocinho, estranhará a atitude do homem e questionará o porquê.
Sabendo que está na mira de um assassino, José exigirá saber quem encomendou sua morte, mas não ouvirá uma resposta. Tertúlio, por outro lado, dará uma de desentendido e convencerá o rapaz a ir para sua fazenda com o intuito de protegê-lo.
José e Tertulinho são irmãos?
José ficará surpreso com a atitude do coronel sem entender o que o motivou a ajudá-lo. E essa não será a primeira vez que o personagem de José de Abreu protege o mocinho das maldades de sua família. Além disso, ele já deixou transparecer que sente mais orgulho do ex-vaqueiro do que de seu próprio filho Tertulinho.
O próprio Tertulinho já chegou a dizer que o pai preferia José como seu herdeiro. Mais uma evidência da hipótese seria um acordo que Tertúlio mencionou ter com Daomê (Wilson Rabelo). Tudo leva a crer que ele teria entregado José para o empregado criar como seu filho.
E aí o que você acha? José e Tertulinho são mesmo irmãos? Ou o coronel só tem uma grande admiração pelo rapaz? Bem, só nos resta aguardamos pelas próximas emoções da novela.