Nos últimos capítulos da novela “Além da Ilusão”, exibida às 18h na Globo. Matias (Antonio Calloni) reaparece como mendigo na cena final da trama. O aposentado preferirá viver longe de sua família após confessar que matou Elisa (Larissa Manoela).
A princípio, Matias receberá uma condenação mais leve devido a seu quadro de esquizofrenia. Ele será condenado a permanecer em um manicômio judiciário. Antes de partir, o vilão pedirá perdão a Davi (Rafael Vitti) por tê-lo acusado injustamente e receberá o perdão do mágico, que ficará comovido com a atitude do pai de sua amada.
No entanto, o condenado não suportará viver trancafiado no hospício e decidirá forjar a sua própria morte. O marido de Violeta (Malu Galli) deixará uma carta de despedida para a família:
Matias reaparece como mendigo
“Dentro do peito carrego um silêncio que destrói. Como obrigar a cabeça a esquecer uma dor que o coração lembra a todo instante? Minha sorte é que eu falo com Deus, e ele fala comigo. E nesse momento, ele está me dizendo: confie em mim, porque sou maior que o teu sofrimento. Nada que faça vai fazê-los te perdoar. Mas venha a mim, que eu te perdoo. Em verdade, em verdade eu lhe digo: o manicômio não é para você, Matias. Teu lugar é ao lado da Elisa”.
Logo após, o homem aparecerá se atirando em um lago. “Papai preferiu a morte a ir pro manicômio. É muito triste. Espero que ele esteja em paz”, lamentará a modista.
Enquanto isso, Matias surgirá em outro lado da cidade como mendigo empurrando um carrinho cheio de tralhas, revirando lixeiras a procura de comida. Por sorte, ele encontrará um sanduíche e começará a comer ali mesmo. Em seguida, o malvado seguirá até o túmulo de Elisa e começará a dançar uma valsa como se a herdeira estivesse em sua companhia.