Nos próximos capítulos da novela “Pantanal”, exibida às 21h na Globo. Velho do Rio (Osmar Prado) prevê morte de José Leôncio (Marcos Palmeira) durante uma visita à fazenda do herdeiro. Escondido, a entidade ouvirá uma conversa entre Filó (Dira Paz) e Muda (Bella Campos) e deixará escapar a terrível previsão para o futuro do fazendeiro.
Na ocasião a governanta comentará com Muda que não acredita que O Velho do Rio seja mesmo Joventino (Irandhir Santos), pois se fosse já teria aparecido para o filho. Nesse instante, o protetor da mata deixará a intender que o seu encontro com Zé Leôncio está prestes a acontecer. “Tá chegando a hora… Você nem imagina, mas que tá isso ta”, soltará o ancião.
“É, Filó… Você é uma grande companheira… Fosse outra e eu não teria ficado longe esses anos tudo. Me dá muita saudade de vim aqui… Muita saudade disso tudo”, completará o avô de Jove (Jesuíta Barbosa). Vale ressaltar que na versão original de 1990 o encontro entre pai e filho só aconteceu no último capítulo da trama. O fazendeiro havia acabado de se casar com Filó quando sofreu um infarto fulminante.
Velho do Rio prevê morte de José Leôncio
A princípio, o boiadeiro começará a sentir muita fraqueza e algumas pontadas no coração. Filó, então, ficará bastante preocupada e exigirá que o companheiro procure um médico, mas Leôncio não dará ouvidos. No entanto, a situação ficará complicada e o fazendeiro aceitará procurar um especialista.
Logo após, uma bateria de exames o pai de Jove ficará pasmo ao receber o diagnóstico e descobrir que precisará se submeter a uma cirurgia cardíaca. Pensativo, o homem decidirá manter a situação em segredo e mentirá ao dizer a Filó que está bem de saúde.
Contudo, Zé Leôncio pagará caro pelo seu desleixo com sua saúde e acabará morrendo. Assim, o fazendeiro se encontrará com o seu pai e descobrirá que ele foi picado por uma cobra e se encantou no Velho do Rio. Em seguida, o ancião anunciará que está cansado e passará o bastão para o herdeiro, o transformando em O Velho do Rio.